Parceria busca reduzir consumo de energia na Santa Casa

26/08/20 | São Paulo

Jornal da Cidade de Bauru 

A CPFL Paulista vai investir R$ 400 mil para garantir o uso mais eficiente da energia na Santa Casa de Macatuba (46 quilômetros de Bauru). O projeto inclui troca de 381 lâmpadas antigas por lâmpadas de tecnologia LED, mais duráveis e econômicas. A distribuidora também vai instalar painéis fotovoltaicos para geração de energia sustentável, garantindo economia nas contas do hospital, que poderá direcionar os recursos para outras áreas.

O projeto vai colaborar com a sustentabilidade financeira da Santa Casa e está inserido no projeto CPFL nos Hospitais, ação da companhia dentro do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que, além de disseminar informação à população sobre o consumo consciente de energia, retira equipamentos obsoletos e com alto consumo energético das cidades participantes.

"Esse investimento será de grande importância para a Santa Casa. Acreditamos que poderemos ter uma economia de aproximadamente R$ 60 mil (por ano) nas nossas contas, gerando um impacto positivo financeiro significativo. Assim, poderemos focar no desenvolvimento de outros projetos do hospital durante o ano", diz Armando Soares, diretor administrativo da Santa Casa de Macatuba.

"Desde meu primeiro dia na prefeitura de Macatuba, tive a Santa Casa como uma das principais prioridades de governo. Conseguimos aumentar em 70% o repasse para o hospital, reformamos o pronto socorro, equipamos a UCI (Unidade de Cuidados Intensivo). E, agora, este projeto da CPFL vai proporcionar mais economia para as contas da Santa Casa", ressaltou o prefeito Marcos Olivatto.

USINA

A usina solar fotovoltaica vai contemplar toda a área do hospital, com a instalação de 266 placas solares, com capacidade total de 90,4 kWp. A previsão é de que a economia de energia com todos os investimentos feitos pela companhia seja de 132,3 MWh ao ano, o equivalente ao consumo de 46 residências.

De acordo com a CPFL, as melhorias no hospital também vão evitar a emissão de 10 toneladas de CO2 na atmosfera, o que corresponde ao plantio de 60 novas árvores em Macatuba.

"Os investimentos mostram o compromisso da companhia com a sustentabilidade ambiental das cidades e, também, a sustentabilidade financeira de instituições que fazem um trabalho importante de cuidar da saúde de todos nós", afirma Roberto Sartori, presidente da CPFL Paulista.