Parceria combina energia solar e hidrogênio verde

30/08/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Saneamento Ambiental

Denominado “Desenvolvimento de sinergia entre as fontes hidrelétrica e solar com armazenamento de energias sazonais e intermitentes em sistemas de hidrogênio e eletroquímico – SHSBH2”, um projeto pioneiro está sendo construído junto ao reservatório da Usina Hidrelétrica de Itumbiara (MG/GO). O projeto combina a construção de usinas de energia solar fotovoltaica (fixas e flutuantes), além de plantas de armazenamento de energia em baterias de lítio e hidrogênio verde, que realizam a geração e armazenamento de hidrogênio a partir da eletrólise da água.

O empreendimento é gerenciado pela Furnas e é uma grande parceria entre a Furnas com a empresa Base Energia Sustentável, associada à Universidade Estadual Paulista (Unesp); Universidade de Campinas (Unicamp); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Universidade de Bradenburgo (Alemanha), instituição acadêmica com experiência no armazenamento de hidrogênio; e a PV Solar, empresa parceira experiente em implantação de sistemas fotovoltaicos. Os reservatórios serão utilizados para produzir e armazenar energia fotovoltaica. Esse trabalho permite que as usinas da empresa se transformem em unidades híbridas, com geração de energia hidrelétrica e solar.

A Usina Hidrelétrica de Itumbiara foi escolhida por apresentar os melhores índices para geração solar fotovoltaica, em relação às demais unidades de Furnas, e por possuir um reservatório adequado para a instalação dos painéis fotovoltaicos em estruturas flutuantes. O projeto está previsto para ser concluído em novembro de 2021, com capacidade de geração de energia solar de 1.000 kWp (quilowatts pico, unidade de potência associada à energia fotovoltaica). Do total, 200 kWp serão provenientes das placas solares localizadas no reservatório da usina, que serão interligados aos 800 kWp das demais placas instaladas em solo.

A parceria com a BASE Energia Sustentável proporcionou a aquisição de equipamentos da alemã SMA, líder em inversores fotovoltaicos. A SMA desenvolve produtos e soluções que melhoram o rendimento energético das plantas instaladas em telhados de residenciais, comércios, indústrias e usinas fotovoltaicas de grande porte. Em Itumbiara são 10 inversores SMA Sunny High Power SHP75-10, dos quais oito deles em solo em uma planta de 800 kWp solo e dois para a planta flutuante, localizada mais próximo à barragem. Também estão sendo utilizados dois sistemas de monitoramento SMA Inverter Manager IM-20, além de 11 SMA String Combiner Box 100MB16F230.

Inicialmente, a produção não será comercializada, mas voltada ao Sistema de Serviços Auxiliares da unidade, como iluminação, tomadas, ventilação etc. A transmissão dessa energia sairá da planta para o barramento de 13,8kV da subestação da própria Usina Hidrelétrica por meio das redes aérea e subterrânea. Após a comprovação da eficiência do projeto e sua colaboração para a diversificação da matriz energética brasileira, Furnas poderá optar por incluir o projeto de Itumbiara em sua matriz de geração de energia elétrica.