Parque da Cidade terá árvore com wi-fi e tomadas para carregar celular

23/07/18 | São Paulo

Correio 24 Horas

O Parque da Cidade, em Salvador, vai ganhar uma árvore diferente. A Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, por meio do Programa de Eficiência Energética regulado pela Aneel, lançou nesta quarta-feira (18) o edital para o Concurso Árvore Solar, que vai selecionar projetos para a implantação de uma estrutura de geração solar fotovoltaica, semelhante a uma árvore, oferecendo wi-fi e carregamento gratuito de celulares, além de iluminação.

A competição foi lançada para estudantes universitários e de nível técnico nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia e municípios do interior de São Paulo, área de concessão das distribuidoras do Grupo Neoenergia – Celpe, Cosern, Coelba e Elektro, respectivamente.

O Parque da Cidade foi indicado pela Prefeitura de Salvador como o local que vai receber a árvore solar. A iniciativa é uma composição verticalizada com instalação de placas fotovoltaicas que se assemelha a galhos de uma árvore, utilizando a luz do sol como fonte de energia para pequenas cargas.

O concurso vai escolher de um a quatro projetos e implantá-los em cada estado participante. O primeiro colocado da competição será premiado pelo Grupo Neoenergia com uma viagem de três dias a Fernando de Noronha, para conhecer as belezas naturais do arquipélago e as usinas solares fotovoltaicas implantadas pela empresa na ilha.

Serão aceitas propostas de estudantes de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Civil e Arquitetura. Também poderão participar os alunos do curso técnico em Eletrotécnica, Eletrônica, e Controle e Automação.

Cada equipe deverá ser composta por cinco estudantes de uma mesma instituição orientados por um professor. As inscrições das equipes já estão abertas e podem ser realizadas pelo e-mail eficiencia@neoenergia.com 

Os trabalhos devem apresentar como requisitos fundamentais estruturas on-grid, com altura mínima de três metros da base da árvore até os módulos e potência de 2,5 a 3,3 quilowatt pico (kWp).  Todas os demais critérios e orientações podem ser encontrados no site da Coelba (www.coelba.com.br).