Área de associados Trabalhe no setor solar

Pedidos de outorga para usinas solares fotovoltaicas somam 1,85 GW em três estados

26/04/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Mega What

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) registrou o recebimento do pedido de outorga de usinas solares fotovoltaicas nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Piauí, totalizando 1,85 GW de capacidade instalada. Os despachos com os DROs foram publicados nesta segunda-feira, 26 de abril, no Diário Oficial da União (DOU).

A JPNR Negócios Corporativos solicitou o registro do recebimento de outorga (DRO) de usinas solares fotovoltaicas em Minas Gerais e São Paulo, num total de 1,25 GW de capacidade instalada.

Nas cidades de Três Marias, Paracatu e Jaíba (MG), os pedidos foram para as UFVs com os mesmos nomes das cidades, que totalizam 550 MW de capacidade instalada. Da mesma forma, no estado de São Paulo, os pedidos foram para as UFvs Birigui, Morro Agudo e Barra Bonita I, num total de 700 MW.

No Piauí, a Cobra Brasil Serviços, Comunicações e Energia teve registrado o DRO das usinas Cristino Castro I a Cristino Castro XII, com 50 MW de capacidade instalada cada, no município homônimo às usinas.

************

PIE

A Aneel autorizou a implantação e exploração das usinas solares fotovoltaicas Dourado 11 a Dourado 20 , sob o regime de produção independente de energia elétrica, com prazo de outorga de 35 anos. As usinas possuem 40 MW de capacidade instalada cada e estão localizadas no município de Petrolândia, estado de Pernambuco.

Incentivo

Como prioritário , a Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis aprovou o projeto de investimento na atividade de produção e estocagem de biocombustíveis e da sua biomassa para manutenção da produção de cana-de-açúcar relativa aos períodos: 4º trimestre da safra 21/22; safra 22/23; safra 23/24; safra 24/25; e safra 25/26 destinada à produção de etanol nas unidades Barra Grande, São José e Quatá, localizadas nos municípios de Lençóis Paulista, Macatuba e Quatá, respectivamente, todas no estado de São Paulo.