Pela 1ª vez, Grécia é 100% abastecida por energia renovável; “Um recorde de otimismo”, disse grupo ambiental

12/10/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Um Só Planeta

eólica. Mas no dia 7 de outubro, o país atingiu um feito histórico: a geração de uma potência sem precedentes de 3.106 megawatts por hora foi suficiente para abastecer toda a nação com energia limpa durante cinco horas.

O marco ocorre em meio à crise energética na Europa, deflagrada pela guerra entre Rússia e Ucrânia, que afetou o fornecimento de gás para o bloco. Cerca de 40% do gás que a Grécia utiliza no seu suprimento de energia vem da Rússia. Embora o país venha reduzindo a dependência de importação russa, o governo grego tem incrementado a compra do combustível fóssil para afastar o risco de desabastecimento interno.

Por isso, ambientalistas celebraram o marco atingido no último dia 7. O grupo The Green Tank classificou-o como “um recorde de otimismo para a transição do país para a energia limpa, abandonando os combustíveis fósseis e assegurando a segurança energética”.

Em um post no Twitter, o primeiro-ministro grego, Kyriákos Mitsotákis, disse que o recorde é “um marco significativo, à medida que a Grécia emerge rapidamente como um líder nas renováveis”, recordando que, em 2021, o país ficou em sétimo lugar no ranking global de produção de energias solar e eólica. “Perante uma crise energética global sem precedentes, o caminho em frente é claro: precisamos de acelerar em direção às renováveis para podermos fornecer energia mais barata aos nossos cidadãos”, acrescenta.

Números positivos devem se repetir. Segundo analistas, o mercado solar grego está “prestes a decolar”, com um setor fotovoltaico que se beneficia da crescente demanda por acordos de energia renovável entre empresas e pelas políticas de energia limpa da União Europeia (UE), que destina recursos para sistemas mais verdes. O país tem como meta atingir 25 GW de capacidade instalada de energia renovável até 2030, acima dos cerca de 10 GW atuais.