Penalva quer energia solar para moradores do Mané Dendê

30/03/21 | São Paulo

Reportagem publicada na Câmara Municipal de Salvador

Em indicação ao prefeito, vereador pediu um estudo de viabilidade técnica junto aos órgãos municipais

Energia limpa, ambientalmente sustentável, renovável e conta de luz mais barata para moradores do Subúrbio Ferroviário beneficiados pelo programa Novo Mané Dendê. Este é o pedido do vereador Emerson Penalva (Podemos), que encaminhou uma indicação ao prefeito Bruno Reis. No projeto, solicitou estudo de viabilidade técnica junto aos órgãos municipais para a instalação de gerador solar fotovoltaico em todas as residências beneficiadas pelo programa, previsto para entrega em dezembro de 2023.

“O programa Mané Dendê vai além de uma intervenção de infraestrutura, porque vai resolver problemas sociais históricos daquela região. Por isso, a importância de se utilizar uma energia renovável que, além de permitir um ambiente sustentável, vai gerar uma grande economia nas contas de energia dos moradores do Subúrbio Ferroviário”, explicou Penalva.

Os painéis solares recorrem à luz solar para gerar eletricidade limpa, o que significa que produzem energia renovável gratuita. Ao gerar eletricidade limpa em casa é possível reduzir a emissão de carbono na atmosfera.

Com investimento de US$ 135 milhões, sendo US$ 67,5 milhões fruto de empréstimo internacional assinado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida da Prefeitura de Salvador, o projeto Novo Mané Dendê vai beneficiar diretamente 10 mil habitantes e outros 35 mil de forma indireta.

O projeto é considerado o maior investimento público da história na área do Subúrbio e irá contemplar os bairros de Alto de Santa Terezinha, Itacaranha, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela.