30/10/23 | São Paulo
Sistema fotovoltaico vai abastecer 80% das necessidades de energia elétrica da refinaria em Minas Gerais
A Petrobras vai instalar uma usina solar fotovoltaica de 11 MW de capacidade na Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, afirmou o presidente da estatal, Jean Paul Prates , nesta segunda-feira (30/10).
O sistema fotovoltaico vai gerar energia elétrica para consumo próprio da refinaria. Segundo o executivo, a planta vai abastecer cerca de 80% das necessidades de eletricidade da Regap.
“Mós vamos ter uma novidade (…) Plantas solares nas refinarias. Então, para a nossa própria refinaria, para o nosso próprio consumo, descarbonizando, dentro da ótica de descarbonizar as atividades de petróleo, nós vamos ter uma usina solar na Regap também”, disse Prates durante evento promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).
O executivo não detalhou quais outras refinarias vão receber usinas solares fotovoltaicas. A estatal opera hoje apenas uma planta-piloto de geração fotovoltaica instalada no Alto do Rodrigues , no Rio Grande do Norte, com capacidade instalada de 1,1 MW.
Durante o evento, Prates afirmou que a empresa investirá R$ 2,6 bilhões na ampliação da capacidade da Regap.
É fundamental manter o crescimento da energia solar em Minas Gerais
O blecaute e o armazenamento de energia elétrica
O que é que a Bahia tem? Tem potencial solar como ninguém!
Desafios e oportunidade da energia solar no Nordeste
Energia solar: mais empregos e competitividade para a indústria