Piauí lidera ranking na geração de energia solar fotovoltaica no Brasil, segundo ABSOLAR

26/05/20 | São Paulo

Click Petróleo e Gás 

O estado do Piauí ocupa o primeiro lugar na geração de energia solar em território nacional, de acordo com resultados exibidos pela ABSOLAR

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), atualmente, o Piauí está na primeira posição em valor de capacidade instalada na geração de energia solar. Esse resultado é determinado considerando os valores de potência instalada das usinas de geração centralizada tanto em operação quanto as que estão em construção ou com implementação ainda para iniciar.

O Piauí tem se mostrado cada vez mais consolidado no mercado de geração de energia no país, com destaque para as fontes renováveis. Empresas de energia eólica, solar e afins têm se instalado em solo piauiense em busca de explorar as potencialidades da região.

“Isso é fruto de um trabalho intenso que temos desenvolvido, o Piauí tem um grande potencial e vem demonstrando isso para todo o País”, destacou Wilson Brandão, secretário de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis (Seminper) do estado.

A geração de energia elétrica no Piauí aumentou cerca de 50% de 2015 para 2016 e, em 2018, praticamente quintuplicou a quantidade gerada em 2015, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (), o que mostra um grande avanço para o estado.

A perspectiva é que os números continuem avançando, visto que o Piauí teve uma grande quantidade de empreendimentos cadastrados nos últimos leilões de energia realizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), sobretudo os projetos de energia solar.