PL prevê estudo sobre energia solar na Ales

06/10/21 | São Paulo

Reportagem publicada pela Atenas Notícias

Notícias com alertas de pesquisadores e integrantes de movimentos do meio ambiente sobre a possibilidade de apagões de energia e a escassez hídrica e energética no país chegaram à Assembleia Legislativa (Ales). O Projeto de Resolução (PR) 22/2021, apresentado pelo deputado Dr. Emílio Mameri (PSDB), propõe estudo de viabilidade técnica para a implantação de placas fotovoltaicas na sede da Ales para a captação de energia solar.

O deputado propõe o prazo de 90 dias para que a Diretoria de Infraestrutura Logística da Casa conclua os estudos técnicos, visando à adoção da energia solar no prédio. O parlamentar cita recente alerta da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), publicado no Diário Oficial do Estado do último dia 24 de setembro, declarando estado de atenção no Espírito Santo.

Segundo Mameri, a imprensa já vem registrando os baixos níveis de água do Rio Jucu e do Santa Maria, e a Agerh alerta para a possibilidade de as próximas chuvas não serem suficientes para compensar a baixa vazão dos mananciais capixabas.

A preservação dos recursos naturais requer a consciência coletiva e individual dos poderes públicos e dos cidadãos, observa o deputado. Ele pontua que a saúde do meio ambiente é o maior legado a deixar para as gerações futuras.

“A dignidade da pessoa humana está vinculada à preservação do meio ambiente. Não resta qualquer dúvida que a proteção dos recursos naturais e de todas as demais formas de vida melhora a qualidade da vida humana, no presente e no futuro”, enfatiza.

O PR 22/2021 foi lido na sessão do último dia 29 de setembro e encaminhado para análise das comissões de Justiça, de Ciência e Tecnologia, e de Finanças.