Plataforma apresenta soluções para o uso da energia limpa na Amazônia

16/03/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo G1

Conheça as soluções elaboradas pelos membros do Comitê Energia Limpa, da plataforma Amazônia Que eu Quero

Criar um programa de responsabilidade social de acesso à energia e geração de renda para garantir a universalização da energia elétrica em comunidades isoladas é uma das soluções apresentadas pelos membros Comitê de Energia Limpa, da plataforma Amazônia Que Eu Quero, da Fundação Rede Amazônica (FRAM).

O relatório com as dez propostas para a energia limpa da Amazônia foi divulgado nesta quarta-feira (16).

O Comitê propõe incentivar as distribuidoras de energia elétrica e os Conselhos de Consumidores a realizarem ações de responsabilidade social através da eficiência energética, conservação de energia em localidades vulneráveis e o uso de energias limpas. Além de incentivar o uso de fontes renováveis disponíveis localmente, seja solar, biomassa, biogás, eólica e de sistemas híbridos.

Os membros do Comitê que juntos elaboraram o caderno de soluções foram: Prof. Raimundo Cláudio Gomes, da Universidade do Estado do Amazonas; Prof. Alaan Ubaiara Brito, Universidade Federal do Amapá; Prof. Artur de Souza Moret, Universidade Federal de Rondônia; Maria Conceição Escobar, SEINF Roraima; Prof. Marcelo Raiol – Universidade do Estado do Pará; Prof. Francisco Eulálio Santos – Universidade Federal do Acre.

Energia limpa é qualquer energia renovável, ou seja, que é gerada sem a emissão de poluentes, com o mínimo de prejuízo para a natureza. Uma dessas fontes de energia está sempre ao nosso redor e faz parte do nosso dia-a-dia: a luz do sol.

Dentre as energias renováveis, a energia solar é a mais presente no Acre e, apesar do pequeno número de unidades que geram esse tipo de energia no estado, o sistema cresceu nos últimos dez anos e continua ganhando mais adeptos no estado.

São 1.800 unidades que geram a própria energia a partir da luz do sol em todo o Acre. A maioria dessas unidades são residências nas áreas urbanas.

O segundo fórum da plataforma ocorreu em fevereiro de 2022 e elaborou 10 programas e estratégias para se obter uma energia limpa na região.

Esse foi o segundo de uma série de 5 fóruns previstos na edição 2022 da plataforma – “Caminhos da Democracia”. O primeiro deles debateu a Infraestrutura na Amazônia. O projeto Amazônia Que Eu Quero é desenvolvido nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia e Roraima.

Confira as dez soluções:

Propostas enviadas para Câmara de Energias Limpas

As soluções discutidas pelos convidados, durante o encontro, serão encaminhadas para a Câmara de Energias Limpas da plataforma Amazônia Que Eu Quero, constituída por especialistas no tema e por membros da sociedade civil.

Estas dez propostas efetivas sobre energias limpas serão expostas nas multiplataformas do Grupo Rede Amazônica, e se juntarão às propostas das outras câmaras temáticas do projeto em um caderno que será entregue em setembro de 2022 aos parlamentares.

Este documento terá em sua totalidade 50 propostas para os temas de Infraestrutura, Acesso à Saúde, Energia Limpa, Empreendedorismo e Inovação, e Florestas.