28/02/23 | São Paulo
Reportagem publicada pelo Ciclo Vivo
Uma empresa inglesa criou uma plataforma capaz de produzir energia limpa combinando tecnologias hidrocinéticas e solares. O objetivo é que o dispositivo flutuante possa fornecer energia limpa 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Achelous Energy é a companhia, com sede no Reino Unido, responsável por desenvolver a plataforma batizada de Floating Instream Tidal and Solar ou simplesmente “FITS”. Trata-se de uma unidade flutuante ancorada, que abriga duas turbinas de eixo vertical para aproveitar o potencial de geração de energia dos fluxos constantes dos rios.
Durante a produção energética, essas turbinas ficam completamente submersas na água e são movidas pelo fluxo constante de água. Entretanto, a tecnologia de turbinas verticais também otimiza o FITS para implantações em rios rasos e permite que os equipamentos elétricos sejam alojados acima da água, reduzindo falhas e facilitando a manutenção.
O dispositivo ainda incorpora um deck coberto por placas para geração de energia fotovoltaica. Além de equipamentos de monitoramento e controle de energia por meio de IoT (Internet das Coisas).
De acordo com a Achelous Energy, a plataforma é ambientalmente não invasiva. Não requer barragens ou grandes infraestruturas, como as exigidas pela energia hidrelétrica tradicional, e uma fração do uso da terra necessária para parques solares e eólicos onshore. Outra vantagem é que seu custo de construção é baixo e o sistema é projetado para ser escalável.
A Achelous Energy fez parceria com a Nepal Energy Foundation para coordenar a implantação de projetos-piloto, já tendo realizado testes de modelos em escala em Mianmar, país do sudeste asiático. As experimentações são necessárias antes de uma implantação em larga escala de sua solução de energia limpa.