Porto de Saupe adere ao uso de energia solar fotovoltaica

09/08/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Canal Solar

Energia utilizada pelo porto será gerada no parque solar Tacaratu (PE)

O Complexo Industrial Portuário de Suape em Ipojuca (PE) anunciou a adesão do uso de energia solar para as atividades do prédio administrativo e de mais quatro áreas do porto. Com a utilização da fonte fotovoltaica é prevista uma redução de 15% no custo financeiro mensal.

“O mercado de energia limpa está em ascensão no mundo. A tendência é adotar medidas que não poluem o meio ambiente e que impulsionam, cada vez mais, negócios que promovam a sustentabilidade no mundo”, afirmou Roberto Gusmão, diretor-presidente da Saupe.

Segundo Gusmão, a adesão da energia renovável, além da redução de custo, também irá contribuir para o aumento da competitividade e a atração de investidores nacionais e internacionais para a empresa.

A energia utilizada pelo porto será gerada no parque solar de Tacaratu (PE). De acordo com Carlos André Cavalcanti, diretor do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Saupe, o consumo das cinco unidades equivale a 1,41 GWh/ ano.

“É conservar o nosso patrimônio verde, incentivando a cadeia industrial desse tipo de negócio, num pensamento alinhado com nossas ações e projetos voltados para a sustentabilidade do território”, completou Cavalcanti.

O projeto é resultado do programa PE Sustentável, administrado pela ADDiper (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco) e criado pelo Governo do Estado. O programa viabiliza o comércio de energia solar no Mercado Livre de Energia adquirida no leilão promovido em 2013.

Ademais, a iniciativa irá contribuir com a elevação do IDA (Índice de Desempenho Ambiental), responsável por monitorar o desempenho do setor portuário público. Atualmente, o Porto de Suape ocupa a 8º posição, no total são 31 atracadouros monitorados.