03/08/21 | São Paulo
Reportagem publicada na Maré News
O anúncio foi feito na Conferência do Porto Verde e Seguro 2021 pela Associação de Portos e Portos da China (CPHA) à mídia local.
O porto de Tianjin, o maior porto do norte da China, anunciou que desenvolverá “o primeiro terminal de zero carbono de inteligência artificial (IA) do mundo”.
Para atingir a meta de emissão zero, o terminal construirá um sistema de fornecimento de energia verde compatível com o consumo do terminal.
Um sistema integrado de energia eólica, solar e de armazenamento será usado como uma plataforma para realizar o fornecimento de energia verde para todo o terminal.
Todo o equipamento portuário de carga e descarga, facilidade de transporte horizontal e equipamentos auxiliares serão movidos a energia elétrica com um novo sistema integrado de armazenamento de energia.
Com a combinação da tecnologia tradicional de carga e descarga e operações automáticas, o consumo de energia deverá ser reduzido em 17%.
Serão construídas turbinas eólicas e fotovoltaicas no local, permitindo que o terminal use eletricidade para seu próprio uso e alcance emissões de carbono zero, disse Chen Yanping, deputado gerente geral do Tianjin Port Group Kexin Facilities Department.
O empreendimento contará também com um sistema de energia verde integrado de múltiplas fontes de “vento, luz, armazenamento e hidrogênio”, divulgou o Porto de Tianjin em seu comunicado.