Praça de pedágio usa energia solar no Rio de Janeiro

28/07/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Infosolar

Projeto instalado na BR-101/RJ foi desenvolvido pela Enel X, por encomenda da Arteris, gestora de rodovias

Os veículos que passarem pelo km 123,7 da pista sul da BR-101, em Campos dos Goytacazes, vão se deparar com um pedágio abastecido por energia solar. O projeto foi encomendado pela empresa de gestão de rodovias Arteris. A Enel X, braço de soluções de energia do grupo Enel, foi responsável pela instalação dos mais de 507 painéis fotovoltaicos, que juntos somam 172,9 kWp de potência.

Segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira (28/7), a energia produzida pelo sistema solar irá suprir toda a demanda da praça de pedágio. O valor do investimento não foi revelado.

O consumo de energia renovável faz parte dos pilares de sustentabilidade da Arteris, com foco no melhor aproveitamento e gestão dos recursos ambientais, além da economia em energia elétrica.

“A usina solar representa nosso compromisso com o conceito ESG. Ter energia limpa permite ampliar nosso cuidado com o meio ambiente, contribuindo para o uso de fontes renováveis. Trabalhamos com responsabilidade e com foco na geração de valor compartilhado”, explicou o superintendente de tecnologia da Arteris, Luiz Eduardo Ritzmann.

A Enel X agora conta com uma carteira de 92 projetos de geração distribuída já concluídos e com mais três em desenvolvimento. “A energia solar fotovoltaica vive um momento de crescimento nos últimos anos e, mesmo no cenário atual de pandemia, conseguimos enxergar o quanto essa fonte de energia limpa, renovável e competitiva tem se destacado no mercado”, comentou o responsável pela área de e-Industries da Enel X no Brasil, Leandro Abreu.