02/12/20 | São Paulo
Jornal de Uberaba
O prefeito Paulo Piau participou na manhã de ontem da inauguração de uma usina fotovoltaica em Uberaba. A unidade, localizada no bairro Boa Vista, tem dois mil painéis fotovoltaicos que representam potência instalada de 700 kWp. Isso vai gerar anualmente mais de 1.000.000 kWh, energia suficiente para suprir o consumo de 25 mil habitantes por um mês ou dois mil habitantes por ano.
A usina solar foi construída pela MRV com investimento de R$ 3,4 milhões e retorno previsto para ocorrer em três ou quatro anos. A empresa pretende economizar R$ 800 mil ao ano.
O empreendimento de Uberaba estará conectado à rede da Cemig, distribuidora de energia que atende o estado de Minas Gerais. Dessa forma, será possível entregar a eletricidade renovável em qualquer lugar. Nesse modelo, os proprietários de imóveis construídos pela MRV também podem comprar a energia por meio de cooperativas, obtendo desconto na conta de luz.
Desde 1979 no mercado imobiliário, a MRV é uma das maiores construtoras do País no segmento de imóveis para a classe média e média baixa. Dados apresentados pela empresa durante a solenidade de inauguração da usina apontam que um, em cada 12 uberabenses, mora em imóveis construídos pela MRV. A Alsol sistemas fotovoltaicos e armazenamento de energia, é parceira da MRV no empreendimento
O engenheiro executivo da Alsol, Rafael Carvalho, destacou que a usina poderá atender a qualquer empreendimento da MRV em Minas Gerais. "Qualquer unidade que esteja ligada à rede da Cemig será atendida pelo empreendimento de Uberaba", destacou.
O diretor de relações da MRV, Raphael Lafetá, justificou a escolha de Uberaba para receber o investimento. "A escolha não foi à toa. Uberaba é uma cidade pujante, bonita e com a economia bastante movimentada e a MRV já prevê novos investimentos para a Cidade nos próximos anos", frisou.
O presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra) Ernani Neri, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes também compareceram ao evento.
"Trabalhamos muito para trazermos investimentos a Uberaba. Este é mais um e que é muito bem vindo", ressaltou José Renato.
O prefeito Paulo Piau destacou o potencial de Uberaba e do Triângulo Mineiro para a geração de energia solar. "Podemos colaborar para a diversificação da matriz energética do Brasil. É uma alegria estar aqui neste evento, onde inauguramos um empreendimento ambientalmente correto. Temos pesquisas que indicam que o Triângulo Mineiro tem uma irradiação solar diferenciada. É um ponto importante na geração de energia solar", disse Piau.