Prefeitura de Atibaia implanta sistemas de energia solar no CIEM II

21/07/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo G1

Aquecimento solar da piscina e sistema fotovoltaico de geração de energia estão sendo implantados pela Administração Municipal com recursos próprios

O Centro Integrado de Educação Municipal – CIEM II, um dos maiores complexos educacionais do estado de São Paulo, em breve passará a dispor de piscina aquecida e de um moderno sistema solar fotovoltaico que poderá gerar energia elétrica suficiente para compensar o consumo da unidade. Realizadas pela Prefeitura da Estância de Atibaia com recursos próprios, as obras de implantação dos sistemas de aquecimento solar da piscina e de geração de energia fotovoltaica compreendem investimentos de mais de R$ 1 milhão, tendo sido iniciadas no final de março deste ano e com previsão de conclusão em agosto. A ideia é buscar fontes alternativas mais sustentáveis para os prédios públicos.

Com trocadores de calor que permitirão manter a água na temperatura adequada para a prática das aulas de natação, o moderno sistema de aquecimento solar que está sendo implantado na piscina do complexo beneficiará não só a comunidade escolar do Ciem II. Alunos do projeto de natação, uma das 35 modalidades esportivas oferecidas gratuitamente à população pelo programa da Secretaria de Esportes e Lazer dedicado a incentivar a prática de esportes, também vão poder usufruir da piscina aquecida para aulas e competições.

O sistema de geração de energia que está sendo construído, por sua vez, utiliza fontes fotovoltaicas, placas que captam a luz solar e são capazes de convertê-la em eletricidade. Além dos ganhos ambientais propiciados por uma fonte de energia elétrica renovável, limpa e sustentável, a intervenção também significa economia para os cofres públicos.

Em um sistema fotovoltaico, quanto maior a incidência de radiação sobre as placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica produzida. Assim, nos períodos do ano com incidência solar mais intensa, o sistema de geração de energia poderá ser suficiente para compensar o consumo da escola e até mesmo gerar créditos de energia elétrica na rede.

As obras no CIEM II fazem parte dos expressivos investimentos que a Prefeitura tem realizado na área educacional do município. Além de reformar 28 unidades escolares da rede municipal no ano passado, a Administração Municipal dobrou o número de escolas e creches funcionando em período integral: de sete unidades nesse regime em 2021, Atibaia saltou para 14 este ano.

Para mais informações, acesse www.atibaia.sp.gov.br