Prefeitura forma novos alunos para atuar na área de energia solar

16/08/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Repórter Hoje

A qualificação profissional é fornecida gratuitamente pela Prefeitura de Salvador, através da parceria entre as secretarias municipais de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec). As titulares das pastas, Marcelle Moraes e Mila Paes, respectivamente, estiveram presentes na entrega, ocorrida na sede do Simm, no Comércio.

Até o momento, 55 alunos já passaram pela capacitação, sendo que 26 deles já estão atuando no mercado de trabalho. A 4ª turma também foi iniciada nesta segunda-feira. As aulas teóricas e práticas são promovidas pelo Treinamento e Consultoria (Trecon), em parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Salvador ocupa a 36ª posição no ranking municipal brasileiro de geração própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos. Em 2021, houve um aumento de 63% do uso da energia solar fotovoltaica na cidade, que veio acompanhado de uma maior geração de empregos.

No cenário brasileiro, a projeção da ABSOLAR aponta que 2022 tem tudo para ser o melhor ano da história do setor fotovoltaico do país, com um crescimento de quase 92% em relação aos números atuais. No ano passado foram 153 mil empregos gerados, um recorde histórico que superou com folga as 86 mil admissões de 2020.

A Solmais Engenharia, empresa focada em oferecer consultoria, projeto, execução e manutenção de sistemas Geradores de Energia Solar Fotovoltaica na Bahia e em Pernambuco, é uma das instituições que aderiram à contratação de profissionais formados pela Prefeitura.

“Esse ano a demanda de pessoas interessadas em instalar energia solar triplicou na cidade, o que nos levou a necessidade de ampliar a equipe, e contratamos um dos alunos”, contou Aline Rodrigues, engenheira eletricista e sócia da Solmais.