Área de associados Trabalhe no setor solar

Prefeitura recebe doação de equipamentos fotovoltaicos da Agência Internacional de Energia Renovável

12/04/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Folha do Estado SC 

Três escolas municipais e uma unidade comercial do Samae serão contempladas com placas de energia fotovoltaica, doadas pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), na primeira quinzena de abril. A Prefeitura está recebendo a doação dos equipamentos provenientes da agência, que é fruto de um Termo de Cooperação entre Blumenau e a cidade alemã de Weingarten.

Criada por meio do projeto “50 Parcerias para o Clima”, do Governo Federal Alemão, a Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) tem o objetivo de fomentar a cultura da utilização de energias renováveis na cidade. A parceria de Blumenau com o Governo alemão iniciou no final de 2014, por intermédio do então presidente da Fundação Cultural de Blumenau – hoje, secretário Municipal de Concessões e Parcerias, Sylvio Zimmermann.

A parceria com a agência tem dois anos. Marcelo Schrubbe, representante brasileiro da agência, explica que os equipamentos serão doados para o município sem custo algum e com garantia de 25 anos de uso. O prédio que abriga o Samae já está recebendo os paineis fotovoltaicos e as Escolas Básicas Municipais Visconde de Taunay, localizada na Itoupava Central; General Lúcio Esteves, na Escola Agrícola e Conselheiro Mafra, na Velha Grande, foram as primeiras escolas selecionadas para receber o equipamento.

“A intenção não é suprir a necessidade energética do prédio inteiro nas EBMs selecionadas, mas demonstrar para os estudantes a importância da utilização da energia renovável para o meio ambiente. A EBM Visconde Taunay, inclusive, tem um forte engajamento nas questões ambientais da cidade”, explica Schrubbe.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, ressalta que, como um dos selecionados para o projeto, o município compartilha desse objetivo comum para o fomento da educação sobre energias renováveis no município. “Buscar maneiras de melhorar a vida das pessoas, sem esquecer dos cuidados com o meio ambiente, sempre foi uma das minhas metas de gestão e segue sendo. E esse projeto de apresentar as possibilidades de geração de energia sem o uso da água, como estamos acostumados, é um deles. Ver essa parceria com o Governo alemão já dando resultados nos deixa felizes e orgulhosos enquanto cidade e tenho certeza que este será o primeiro de muitos projetos que ainda executaremos em conjunto” afirma o prefeito.

Projetos de sustentabilidade desenvolvidos

Boca de Lobo Azul é o projeto desenvolvido na EBM Visconde de Taunay, que consiste em um equipamento que substitui a tradicional boca de lobo da rua. O objetivo principal é o de reter e armazenar resíduos plásticos para que não cheguem até o rio.

Na EBM Lúcio Esteves são desenvolvidos os Projetos: espaço brincante da Educação Infantil e revitalização do ambiente escolar. O objetivo é incentivar os alunos a preservar o patrimônio público escolar, conscientizando-os acerca dos benefícios que terão com essa atitude. O projeto mobiliza os gestores das unidades escolares, alunos, professores e funcionários, fortalecendo a relação e estimulando todos a praticar a cidadania.

Já o Samae, como autarquia responsável pelo saneamento do município, fomenta as ações de sustentabilidade por meio do Programa de Educação em Saneamento (PES), que promove uma série de ações envolvendo a comunidade desde o infanto juvenil, trabalhando a educação ambiental nas escolas, até as demais faixas etárias levando conhecimento e incentivo às ações sustentáveis nas empresas de Blumenau.

Entre as ações estão as palestras e formações que visam à disseminação educativa sobre todo o processo de saneamento, incluindo o tratamento de água e esgoto, a gestão e a separação correta de resíduos e a preservação dos recursos por meio de uma consciência ambiental.