PRF/PE instala painéis solares em unidades operacionais do estado

01/03/21 | São Paulo

Folha de Pernambuco

No projeto, foram investidos 1 milhão e 600 mil reais, arcados pela PRF/PE e por emendas parlamentares

Com o objetivo de promover a sustentabilidade e a economia, a Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco concluiu a instalação do sistema de geração de energia por meio de painéis solares, nas unidades operacionais de Igarassu, Água Preta, Gravatá e Serra Talhada e na Sede da Superintendência, localizada no Pina, no Recife. No total, foram investidos 1 milhão e 600 mil reais no projeto, arcados pela PRF/PE e por emendas parlamentares.

“A PRF vem nessa onda crescente de sustentabilidade para evitar o gasto desnecessário de energia, e com isso a gente conseguiu fazer essa implantação de painéis solares em várias unidades operacionais da PRF. Com o projeto, haverá economia, voltada em dinheiro e também para a não utilização desses recursos que não são renováveis”, explica a assessora de comunicação da PRF, Elissa Urquiza.

A potência total instalada é de 250kWp que suprirá 60% da eletricidade necessária ao funcionamento de toda a regional, representando uma economia anual estimada de R$350.000,00.

“No Brasil, essas energias precisam se desenvolver, nós temos muito sol, então é importante essa utilização tanto da energia solar, quanto eólica. A PRF em busca da inovação e do crescimento e preservação ambiental fez esse projeto para as unidades funcionarem através de energia solar. Nós queremos expandir esse projeto também para as outras unidades operacionais do estado”, ressalta a assessora.

Os painéis da unidade operacional de Água Preta já estão aprovados pela Companhia de Energia e por isso já seguem em pleno funcionamento, as demais estão em fase de análise para as devidas aprovações.