Primeira usina híbrida de biogás e fotovoltaica de grande porte do país abastece 12 empresas no Paraná

11/03/21 | São Paulo

Reportagem publicada no InfoSolar

A EnerDinBo, primeira usina híbrida de biogás e geração fotovoltaica em grande escala do país, está abastecendo 12 empresas na região oeste do Paraná. Em operação desde outubro, a planta localizada em Ouro Verde do Oeste está em fase de teste no repasse da energia, por meio da venda para uma cooperativa parceira que realiza a distribuição.

“A energia chega por meio da rede de distribuição da Copel. A usina está ligada à rede da companhia e as empresas também, portanto, para distribuição utilizamos a mesma rede já existente”, explica o coordenador da cooperativa, Sérgio Ferreira de Lima.

O projeto faz o uso de dois tipos de captação de energia: por geradores solares fotovoltaicas e por biogás produzido a partir de dejetos de suínos de 40 propriedades da região e que, até então, não tinham destinação adequada. Dessa forma, a usina transforma um passivo ambiental em energia limpa e renovável.

O empresário da Dinamica Merchandising, Gilberto Lorenzi, recentemente passou a usufruir da energia da usina durante esse período probatório. “O empresário tem como um de seus papéis ajudar a natureza. Temos tantas fontes de energia limpa, sendo assim, não precisamos degradar a natureza para realizar as nossas operações.”

“É o nosso momento de fazer algo. Para quem entende que preservar a natureza é importante, esta é a grande oportunidade. Convido que mais empresários possam conhecer esse projeto e deixem o seu legado para as suas gerações futuras”, declarou Lorenzi.

A estimativa é de que o uso da energia híbrida possibilite o abatimento de uma conta de luz ao ano. Quem aderir à cooperativa não terá custo para que esse desconto seja efetuado. Só os dejetos de suínos são capazes de gerar hoje 1 megawatt/hora, o que é suficiente para abastecer cerca de 2.500 residências. A intenção é ampliar a produção para 2,5 megawatt/hora, para alcançar o equivalente a 6 mil residências.