Programa do Google destaca projetos brasileiros contra mudanças climáticas. Dois são curitibanos

17/08/22 | São Paulo

Reportagem publicada pela Prefeitura de Curitiba

O Action Fund, parceria entre o Google.org e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, foi encerrado depois de dois anos de atividades durante o Seminário de Mudanças Climáticas, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em julho. Os quatro projetos brasileiros estiveram entre os melhores, de acordo com o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo. E dois deles são de Curitiba.

“Podem se orgulhar, porque trouxemos os melhores projetos que rodaram o mundo”, disse. O Action Fund também teve atividades no México, nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. Curitiba e Porto Alegre foram as duas cidades brasileiras que pleitearam a participação no programa.

O anúncio da escolha de Curitiba aconteceu por meio de uma carta assinada por Perpétuo endereçada ao prefeito Rafael Greca. Para a candidatura, a cidade precisava seguir alguns pré-requisitos, como a assinatura do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia; ter o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa 2018; o Plano de Ação Climática; um Grupo de Trabalho Sobre o Clima, entre outros.

Faça chuva ou faça sol, energia solar é um investimento no futuro

“Para o município foi mais um grande ganho”, apontou a secretária do Meio Ambiente Marilza do Carmo Oliveira Dias. “Corremos sempre contra o tempo quando o assunto é o enfrentamento às mudanças climáticas, só podemos comemorar mais esse apoio do ICLEI e do Google.org no desenvolvimento de novas ações locais”, completou.

As cidades são protagonistas no enfrentamento ao aquecimento global, lembra o engenheiro ambiental e assessor técnico da Secretaria do Meio Ambiente, Felipe Ehmke. “A gestão da crise climática depende de ações locais e do forte comprometimento dos setores público, privado e da população”, reforçou.

Na capital paranaense, foram selecionados os projetos da Ambiens Sociedade Cooperativa e o Monitor do Clima, do Sistema Fiep.

Impacto socioambiental

A Ambiens Sociedade Cooperativa apresentou o SOLAR – Sustentabilidade para Todos, um projeto de instalação de placas solares fotovoltaicas na Comunidade 29 de Março, na Regional CIC, para avaliar a viabilidade de geração de energia limpa e sustentável e subsidiar a formulação de políticas públicas referentes ao tema.

Para a diretora do projeto, Adriane Nunes Ferreira, a escolha pelo Action Fund foi decisiva para que a ideia se concretizasse. “Os recursos e a operacionalização do Google e ICLEI, além do acompanhamento da Prefeitura de Curitiba, foram fundamentais para essa ação que vai além da sustentabilidade para fazer justiça climática”, avaliou.

Foi possível levar energia estável para a sede comunitária do bairro, iluminação pública e chuveiro aquecido à população. “Eu costumo dizer que esse projeto não é apenas sobre o número de painéis e sobre a emissão de CO2, ele é sobre dar oportunidade de acesso a serviços básicos para essas pessoas”, disse Adriane. Ela contou, ainda, que a Ambiens já foi convidada a replicar o projeto e recebeu o selo Cities Investment Facility, da ONU, que garante prioridade para receber investimentos.

Conhecer o impacto

Para mitigar o impacto da vida das cidades e das atividades econômicas nas mudanças climáticas, o primeiro passo é conhecê-lo. O projeto do Sistema da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) selecionado pelo Action Fund teve como resultado o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba.

“O Sistema Fiep, por meio do seu Observatório, tem desenvolvido diversos projetos e a sustentabilidade sempre norteou as nossas iniciativas. Para nós é fundamental promover uma indústria limpa e sustentável para sermos competitivos em nível global”, contou o coordenador do Painel, Sidarta Ruthes.

Ele reforçou que a questão é também vital para a cidade, uma vez que a geração de riquezas e atração de investimentos está cada vez mais ligada à sustentabilidade. “Uma cidade inteligente é inovadora e sustentável”, reconheceu.

A construção do projeto, avaliou, foi complexa e desafiadora. Mais de 20 colaboradores participaram do desenvolvimento, além de diversos setores da sociedade.

“Esse processo marcou o início da Governança do Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba. Pretendemos agora, junto com a Prefeitura, estabelecer um modelo de governança que garanta a continuidade da plataforma, visando a manutenção desse ativo para a sociedade curitibana”, finalizou.

O seminário

O I Encontro Regional ICLEI Sul e 1º Seminário Internacional de Mudanças Climáticas, que marcou o encerramento do Action Fund, aconteceu em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e tratou de desafios concretos para a implementação e aprimoramento da agenda de clima na região Sul do Brasil, com compartilhamento de ações do setor público, privado, conhecimentos acadêmicos e experiências internacionais qualificadas, contribuindo para fortalecer as capacidades dos governos locais contra a crise climática.

Curitiba participou como painelista em duas sessões: Governança Climática para Além dos Municípios, com Felipe Ehmke, engenheiro ambiental e coordenador do PlanClima pela Secretaria do Meio Ambiente; e Implementando Ações de Resiliência: Casos de Cidades, com a arquiteta e urbanista Gisele Medeiros, do Ippuc, também coordenadora do PlanClima pelo Instituto.