Programa “Mais Energia” promete melhorar fornecimento de energia em Valadares e favorecer a geração de empregos

24/09/21 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Diário do Rio Doce

Governador Valadares será uma das cidades mineiras beneficiadas pelo programa “Mais Energia”, que consiste na construção de 200 subestações de distribuição de energia em diversas regiões do estado até 2027. Uma dessas subestações está sendo construída na zona rural de Valadares e promete reforçar o sistema elétrico da região. A conclusão da obra está prevista para o início de 2022 e vai beneficiar cerca de 100 mil clientes da Cemig. Ao todo, serão investidos R$ 5 bilhões na construção das novas instalações e linhas de alta tensão.

O lançamento do “Mais Energia” foi feito em Governador Valadares na quinta feira (23). De acordo com o governador Romeu Zema, o programa será fundamental para o fortalecimento da economia mineira, possibilitando novos investimentos no estado e criando mais postos de trabalho. A TV Leste cobriu a visita de Romeu Zema a Valadares.

“Nós estamos conduzindo um processo para que o mineiro tenha uma energia de qualidade. Em todas as regiões que eu visito ouço reclamações de investidores e empreendimentos que hoje não são atendidos a tempo pela Cemig, e que muitas vezes têm uma energia que deixa a desejar em questão de qualidade, fazendo com que as indústrias tenham perdas milionárias no seu processo produtivo”, ressaltou.

A expectativa é de que o programa também permita a conexão de novas fontes renováveis de energia, como as usinas fotovoltaicas e eólicas, contribuindo para que o sistema se torne mais limpo e mais eficiente para atender a demanda do estado. “Minas Gerais deixará de ter como fator que restringe o desenvolvimento o fornecimento de energia elétrica”, ressaltou o governador.

Segundo Romeu Zema, o programa é uma forma de corrigir gestões e estratégias equivocadas que foram adotadas no passado. “Sabemos que nos últimos 15, 20 anos, os investimentos da Cemig, de forma infeliz e errada, foram direcionados para o Rio de Janeiro (Light), Bahia (Renova) e Amazonas (Belo Monte e Santo Antônio), e o nosso parque de transmissão e distribuição ficou completamente comprometido e sucateado”, afirmou Zema.

Sobre o programa

O Mais Energia aumentará consideravelmente o número de subestações no estado, passando das atuais 415 para 615 unidades até 2027. Atualmente, 30% das subestações da Cemig possuem restrição de cargas. Com as novas subestações, a previsão é a de que este número seja zerado até 2027, acabando com a demanda reprimida por energia em Minas Gerais. Isso porque haverá a injeção de aproximadamente 5 mil MVA (Mega VoltAmpére) de potência no sistema elétrico, mais de 50% da atual capacidade instalada.

Romeu Zema explicou que o Governo de Minas está conduzindo um processo para que o mineiro volte a ter energia em quantidade e qualidade, como é necessário para um estado se desenvolver. “Desde o início do nosso governo temos tentado reverter esse quadro, mas, como são obras gigantes, que levam meses ou até anos, esse processo vai levar um tempo para amadurecer. Mas, em 2021, muitas dessas subestações serão concluídas; até o final do ano que vem, quase a metade, e o restante a partir de 2023. Isso significa que Minas Gerais deixará de ter como fator que restringe o desenvolvimento o fornecimento de energia elétrica”, explicou.

Até o final deste ano já estarão energizadas mais de 22 subestações. No fim de 2022, serão 80. Atualmente, seis dessas novas instalações, mais modernas e potentes, já foram entregues. São elas: SE Bocaiúva (Região Norte), SE São Bento Abade (Sul), SE Varjão de Minas e SE Serra do Salitre (Triângulo), SE Nova Serrana 1 (Oeste) e SE Machado Mineiro (Leste).