Projeto de Eficiência Energética vai gerar economia anual de R$ 119 mil

07/01/21 | São Paulo

Portal Fator Brasil 

No Campus Pinheiral do IFRJ. Ações realizadas pela Light vão modernizar os sistemas de iluminação e de refrigeração, além de implementar sistema de energia solar no local.

A Light iniciou o projeto de Eficiência Energética no Campus Pinheiral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), no Vale do Paraíba, interior do Rio de Janeiro. A iniciativa tem recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

As ações, selecionadas na 6ª Chamada Públicas de Projetos, vão modernizar os sistemas de iluminação e de refrigeração, além de implementar um sistema de energia solar no campus.

Para aumentar a economia, a Light substituiu mais de 1.500 lâmpadas ineficientes e 100 luminárias convencionais por iluminação de LED. Um aparelho antigo de ar condicionado será substituído por um mais eficiente e certificado com o selo Procel. Por fim, será implementada uma usina de geração distribuída de energia solar.

Após a troca de lâmpadas e luminárias, fase inicial do projeto, foi feito o treinamento e a capacitação on-line sobre eficiência energética, para conscientizar funcionários e alunos sobre consumo responsável da energia elétrica no ambiente escolar e dentro de suas casas.

— O projeto é bom para todos. Por meio dele, a Light fomenta o consumo consciente da energia elétrica no Brasil e o IFRJ moderniza suas instalações, que ficam mais seguras, além de reduzir seus gastos com a conta de luz e a manutenção do local— diz Cleverton do Vale, Gerente de Inovação, P&D e Eficiência Energética da Light.