Projeto do Ifap instala sistemas de tratamento de água e energia solar para ribeirinhos na Amazônia

10/03/23 | São Paulo

Reportagem publicada em G1

Primeiro protótipo foi instalado na Ilha Caviana (PA). Segunda comunidade a receber será a do Limão do Curuá, no Arquipélago do Bailique (AP).

Um projeto de inovação voltado para o desenvolvimento sustentável começou a instalar estações para o tratamento de água e armazenamento de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como a fotovoltaica. A ideia foi desenvolvida a partir de uma pesquisa do professor Pedro Aquino, do Instituto Federal do Amapá ( Ifap

O pesquisador disse que o objetivo é ajudar as pessoas que vivem em comunidades ribeirinhas e que sofrem com a falta de água potável ou de energia para o armazenamento de alimentos, por exemplo.

“O projeto é voltado para o desenvolvimento sustentável de comunidades ribeirinhas que sofrem com a falta de energia e com a escassez de água para o consumo. A partir de pesquisa identificamos várias comunidades com esses problemas e escolhemos uma para receber o primeiro protótipo, mas a ideia é expandir para as demais”, informou Aquino.

O primeiro lugar que recebeu os protótipos foi na Ilha Caviana, que fica no arquipélago do Marajó, no Pará, e que possui cerca de 70 famílias.

A próxima comunidade que terá um protótipo será o Limão do Curuá, no Arquipélago do Bailique, litoral amapaense. A localidade possui cerca de 104 famílias.

“Estamos trabalhando para conseguir recursos para melhorarmos o projeto, que já está todo pronto, mas carece de ajuda para a realização”, disse o pesquisador.

O pesquisador foi o idealizador do projeto Casa Sustentável, que já usa todos os recursos que serão empregados na replicação da ideia para o interior. A casa do pesquisador já foi um contêiner de carga que foi completamente adaptado.

Foi a partir dos sistemas da casa que o professor decidiu expandir a ideia e replicar os sistemas de tratamento de água, esgoto e de geração de energia para comunidades ribeirnhas do interior do Amapá e do Pará.

Nele, o pesquisador criou um sistema de geração de energia elétrica a partir do vento e do Sol. Ele também construiu um sistema de tratamento de esgoto que elimina as impurezas através de micro-organismos e de luz.

A casa, que se difere das tradicionais, está localizada no bairro Morada das Palmeiras, na Zona Norte de Macapá