09/08/21 | São Paulo
Reportagem publicada no Jornal do Comércio – RS
Com o objetivo de estimular o desenvolvimento sustentável regional e beneficiar micro e pequenos negócios do Rio Grande do Sul, desde maio, o Sebrae RS promove a 5ª edição do projeto Energia Mais – Inteligência Comercial. Ao todo, são 20 empresas participando de ações que impactam na qualificação, aperfeiçoamento da gestão, no aumento da competitividade e no crescimento de companhias do setor. Neste ano, a iniciativa é realizada em parceria com Banco BV e da Soprano.
Aos participantes do projeto são oferecidas 36 horas de atividades de instrução em grupo – que se subdividem em cursos, oficinas, workshops e palestras – no formato online e ao vivo e 45 horas de consultoria online, individuais, para cada empresa. Entre os assuntos abordados, estão presença digital, marketing digital, precificação, vendas e negociação. As atividades devem se estender até o mês de dezembro, quando as empresas receberão um certificado pela participação.
Além das formações, o projeto apoia a promoção de eventos como o Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no RS. Também dá suporte às empresas participantes na aproximação do seu mercado alvo, novos mercados, tecnologias, clientes e fornecedores por meio de missões empresariais, exposições em feiras, rodadas e sessões de negócios.
O projeto ocorre desde 2017, mas este é o primeiro ano em que conta com a colaboração de outras instituições para a realização. A Soprano apoia na prospecção, indica empresas para participarem da iniciativa e oferece a elas cursos técnicos e descontos na compra de seus produtos. Em paralelo, o Banco BV, que atua com o financiamento de sistemas de geração de energia solar, é apoiador financeiro do Energia Mais.
Em seus cinco anos, o projeto já qualificou mais de 500 negócios. “O setor de energia é denso em pequenas empresas que cumprem um papel de alta relevância na agregação de valor dessa cadeia produtiva. Dessa forma, o Sebrae RS investe com alta prioridade nesse setor ao longo do tempo, através de projetos e ações customizadas. Com essa nova parceria, incentivamos o acesso a um projeto com ações de alta performance”, explica o Gerente da Regional Metropolitana do Sebrae RS, Paulo Cesar Bruscato.
Para a próxima edição, micro e pequenas empresas gaúchas do segmento solar fotovoltaico que tiverem interesse em participar do Energia Mais podem entrar em contato com o Sebrae RS pelo e-mail [email protected]
Em cinco anos, iniciativa já qualificou mais de 500 negócios na área de energiaSEBRAE RS/DIVULGAÇÃO/JC (Foto: )
O que é que a Bahia tem? Tem potencial solar como ninguém!
Desafios e oportunidade da energia solar no Nordeste
Energia solar: mais empregos e competitividade para a indústria
As tarifas de transmissão e o desenvolvimento da fonte solar
Políticas públicas para catalisar o desenvolvimento da energia solar no Brasil