Projeto prevê instalação de energia fotovoltaica em prédios públicos de Uberaba

15/09/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo G1

Os prédios públicos e municipais de Uberaba devem contar com uma nova tecnologia sustentável. O projeto da Prefeitura, que prevê a instalação de energia fotovoltaica nestes locais , tornou a ser planejado e a previsão é de que os painéis de energia sejam instalados em 1 ano. A nova ordem de serviço, que havia sido interrompida em 2020, foi autorizada na terça-feira (13).

O projeto estima que a partir de setembro do ano que vem, a economia de energia deve ser de pelo menos 38% no preço pago para a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Além disso, também até o ano que vem, os prédios públicos devem ter o sistema.

O secretário de serviços urbanos e obras, Anderson Passos, informou que ao longo do próximo ano a empresa deve instalar os equipamentos, que apresentam vantagem na economia de energia.

“Os engenheiros conseguiram reorganizar as cargas que estavam inseridas no planejamento inicial e nós conseguimos aumentar os benefícios dessa parceria público-privada. Estavam projetados 27% e agora vai pra 38%”, comemorou.

A usina fotovoltaica A usina fotovoltaica é um sistema que gera energia através de placas solares. A intenção, neste projeto da Prefeitura, é substituir o sistema convencional em todos os prédios públicos e municipais.