Projeto Sol de Minas capacita gestores de 22 municípios mineiros

30/10/20 | São Paulo

SEDE – Secretaria de Desenvolvimento Econômico 

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) concluiu a capacitação de gestores municipais do Projeto Estratégico Sol de Minas . Desenvolvida pela Superintendência de Política Minerária Energética e Logística nos dias 26 e 27 de outubro, a iniciativa reuniu representantes de 22 municípios mineiros e sete entidades de outros estados brasileiros para compartilhar conhecimentos sobre o setor de geração de energia fotovoltaica.

Por meio de um treinamento on-line, os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências com órgãos referentes no assunto: a Agência de Investimento e Promoção Comercial de Minas Gerais – Indi , da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e do Banco do Nordeste.

Os temas abordados pelos parceiros foram os regulamentos do setor de geração de energia solar, as propostas de políticas de atração de investimentos, oportunidades de financiamento e retorno dos empreendimentos e as questões de sustentabilidade decorrentes do apoio a uma matriz energética limpa.

De acordo com o diretor de Energia da Sede, Pedro Batista, essa foi uma oportunidade para as prefeituras melhorarem o ambiente de negócios do setor de geração de energia fotovoltaica, transformando os municípios em consumidores e incentivadores de autogeração desse tipo de energia. “Reunir representantes de 22 municípios mineiros e sete outras entidades, incluindo cidades de outros estados e consórcios estaduais, no primeiro treinamento foi uma experiência muito produtiva, já que a diversidade proporcionou troca de conhecimento entre os participantes”, explica Batista.

Além dos municípios mineiros como Montes Claros, Capitólio, Francisco Sá, Governador Valadares, Janaúba e Jequitinhonha, por exemplo, participaram representantes da cidades de São Paulo e Casa Branca (SP) e Belém do Pará, como, também, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável (Codanorte).

O próximo passo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, segundo o diretor de Energia, é acompanhar as iniciativas dos municípios participantes em relação ao desenvolvimento fotovoltaico e atração de empresas privadas para as regiões.