Projeto Tapajós Solar oficializa entrega de energia solar em padaria das mulheres em Belterra

23/08/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Movimento Tapajós Vivo

O Projeto Tapajós Solar, coordenado pelo Movimento Tapajós Vivo, oficializou no último sábado (21), a implantação de energia solar na Padaria da Mulheres da Comunidade São Francisco da Volta Grande, em Belterra, oeste do Pará. No espaço, foram instalados 24 painéis fotovoltaicos.

O Projeto Mão na Massa é um grupo formado por 20 mulheres que contribuem voluntariamente com ações de captação de recursos para a comunidade, por meio da produção e comercialização de produtos alimentícios, sobretudo em eventos no munícipio de Belterra.

Maria Ivanilda de Sousa, coordenadora do Projeto Mão Na Massa, relata que a implantação de energia solar no espaço veio em uma boa hora, principalmente para contribuir na renda e ainda pela preservação do meio ambiente.

Para Raimunda Lúcia, integrante do Projeto Mão na Massa, esse momento de instalação da energia solar é muito significativo para atuação das mulheres na comunidade. “Pra mim esse momento é muito importante, porque nós vimos que deu uma parada no Projeto, mas agora elas começaram de novo, e eu sei a importância da organização das mulheres. Como é importante ainda mais pra elas gerarem renda, ajudar na família e ajudar na alimentação. E a energia solar, ela não prejudica tanto o meio ambiente, e a nossa luta hoje é pra salvar vida, salvar o meio ambiente”, destaca Lúcia.

Antes do projeto Mão Na Massa, as mulheres trabalhavam com seus maridos em roça e na produção da agricultura familiar e agora, além das atividades na padaria, algumas dessas mulheres trabalham na produção de hortas e confecção de artesanato.

Sobre o Projeto Tapajós Solar

O Projeto Tapajós Solar é coordenado pelo Movimento Tapajós Vivo em parceria com o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental e Cáritas Brasileira, com apoio da Misereor.

Desde o ano de 2019 desenvolve atividades pedagógicas, nas entidades contempladas com as unidades fotovoltaicas, tanto do município de Santarém e Belterra.

Cerca de 15 espaços coletivos e organizações receberam os sistemas fotovoltaicos.

(Foto: )

(Foto: )