Projetos de energia solar e H2 verde serão desenvolvidos em hidrelétrica no Amazonas

24/11/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Portal Solar

Cinco propostas foram selecionadas para o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I) para aplicação de energia solar e geração de hidrogênio verde na Usina Hidrelétrica Balbina, localizada em Presidente Figueiredo (AM).

A chamada pública do Projeto Missão Estratégica Balbina Green Connection, lançado pela Eletronorte em parceria com o Senai, recebeu 13 inscrições de nove instituições de Ciência e Tecnologia, incluindo os Institutos Senai de Inovação, e também de empresas privadas, totalizando R$ 137 milhões em propostas.

O objetivo da chamada pública é ampliar, diversificar e socializar a energia elétrica produzida na Hidrelétrica Balbina e o desenvolvimento de projetos complementares à geração hídrica da Usina, aproveitando a estrutura de transmissão já instalada, bem como a geração de hidrogênio verde.

O projeto também vai avaliar e comparar o desempenho da geração de energia a partir de placas solares instaladas na água e em terra. “A região amazônica possui uma imensa quantidade de energias renováveis e pode ser considerada uma plataforma de crescimento de hidrogênio verde no país”, destacou a superintendente de gestão de manutenção do sistema pela Eletronorte, Lílian Queiroz.