Projetos voltados para o setor fotovoltaico são levantados na região sudeste

02/12/20 | São Paulo

Reportagem publicada no Portal Solar 

Na região sudeste, fornecedores e prestadores de serviço são apresentados a negócios voltados para a energia solar fotovoltaica. Esses projetos, levantados no mês de dezembro, serão realizados por meio de licitações em órgãos públicos e demais instituições.

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte, conta com licitação para adquirir consórcio de sistema de geração distribuída (GD). Designados a cumprir as demandas do Sesi/DRMG e SENAI/DRMG, os equipamentos irão gerar a partir de 1.524.087 kwh/ano. O prazo para o início do projeto é 9 de dezembro.

Abrindo um processo de assentamento de preços, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas prevê a compra de equipamentos e materiais para o Centro de Referência de Energia Solar Fotovoltaica no Campus Poços de Caldas, com abertura das propostas para o dia 4 de dezembro.

Já em São Paulo, com prazo para início das propostas em 4 de dezembro, a Prefeitura Municipal de Guararapaes procura introduzir um sistema de energia solar fotovoltaica em EMEBs, EMEIs e creches do município. Para que isso seja possível, a instituição busca contratar uma empresa que possa garantir o abastecimento de toda a estrutura necessária para o projeto, como a mão de obra e os equipamentos.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo visa implementar um projeto com prazo de abertura para 3 de dezembro, possuindo licitações para a aquisição de equipamentos e materiais. Esses serão destinados à montagem do laboratório solar que compõe, em conjunto com a ENEL, o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, localizado em Presidente Epitácio, pretende inaugurar um curso de formação de instalador de sistemas fotovoltaicos. A Instituição conta com processo de aquisição de materiais didáticos voltados a essa proposta, que tem o dia 2 de dezembro como prazo de início.

Situado em Colatina, no Espírito Santo, o Serviço Social do Transporte (SEST) tem como objetivo adquirir e instalar um sistema de microgeração de energia fotovoltaica em on-grid. O SEST realizará o projeto por meio da contratação de uma empresa especializada e a abertura dessa proposta é prevista para 9 de dezembro.