08/01/24 | São Paulo
Reportagem publicada pelo Click Petróleo e Gás
Ao contrário dos veículos tradicionais movidos a combustíveis líquidos, o carro elétrico é abastecidos com energia elétrica. Essa energia pode ser obtida da rede elétrica ou de um sistema fotovoltaico, nesse caso as placas solares. A energia é armazenada na bateria do carro e utilizada para alimentar o motor elétrico durante o deslocamento.
Um modelo específico, o JAC e-JS1 , já comercializado no Brasil, foi tomado como exemplo. Com baterias de fosfato de ferro lítio de 30 kW, esse veículo consome aproximadamente 10 kWh para cada 100 km rodados, alimentando um motor de 62 CV. Considerando um percurso diário de 30 km, o carro tem um consumo de 3 kWh por dia. Dessa forma, a bateria de 30 kW pode manter o veículo carregado por até 10 dias.
Custo para carregar o carro elétrico
Em Minas Gerais, o custo do kWh é de cerca de R$ 0,95. Assim, o custo mensal para carregar o carro seria de aproximadamente R$ 85,50, considerando um consumo de 90 kWh mensais.
As tarifas de energia elétrica podem variar significativamente entre diferentes regiões do Brasil. Assim, o custo de carregar um carro elétrico em São Paulo pode ser diferente do custo no Rio de Janeiro ou em outras regiões. A alta nas tarifas de energia elétrica pode impactar diretamente no custo de manter um carro elétrico. Portanto, é importante considerar as flutuações tarifárias ao estimar os custos de longo prazo.
Para contornar os altos custos de energia, muitos proprietários de carros elétricos no Brasil estão investindo em sistemas fotovoltaicos . Após o período de retorno do investimento (payback), a energia gerada pode ser usada para carregar o veículo praticamente sem custo. O governo brasileiro e algumas concessionárias de energia oferecem incentivos para a adoção de carros elétricos e instalação de sistemas fotovoltaicos, como descontos em tarifas e financiamentos com juros reduzidos.
Determinação da potência necessária em placas solares
Para calcular a potência total de placas solares necessárias, usa-se a fórmula que considera o consumo mensal do veículo, a irradiação solar local e a eficiência do sistema fotovoltaico. No exemplo, usando a irradiação de Brasília (5,47 kW/m² dia) e uma eficiência de sistema de 75%, seriam necessários cerca de 730 watts pico de potência em placas solares.
Considerando painéis comuns de 560 watts pico cada, seriam necessários aproximadamente 1,3 painéis para suprir o consumo mensal do veículo. Arredondando para cima, são necessárias duas placas solares para carregar completamente o carro elétrico.
Com apenas duas placas solares, é possível garantir a carga de um carro elétrico com o perfil de uso descrito. Este dado demonstra a viabilidade e eficiência da energia solar fotovoltaica para a alimentação de veículos elétricos, oferecendo uma alternativa sustentável e econômica para o abastecimento de energia.