12/01/21 | São Paulo
A rede de academias Smart Fit deve economizar cerca de 24% na conta de luz após apostar em um projeto de eficiência energética e assinar contrato com o Grupo EDP, com duração de 10 anos.
O investimento, que foi de aproximadamente R$ 2,2 milhões, possibilitará a construção de uma usina solar, localizada na unidade em Sacramento (MG), município que faz fronteira com Uberaba.
Segundo a empresa, a expectativa é que em menos de 30 dias a planta comece a gerar energia para as sete academias localizadas no estado de Minas Gerais.
A EDP desenvolveu e concluiu a construção da planta fotovoltaica, que deve produzir em torno de 1,7 GWh por ano. A divisão EDP Smart é responsável pelas operações na usina, porém a empresa apenas aluga o sistema para a Smart Fit.
Segunda o grupo, a planta evitará emissões de 127 toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao plantio de 705 árvores.
“O sistema de GD (geração distribuída) solar já está em prática no Rio de Janeiro, no município de Valença, e atende 24 unidades da rede. Em menos de 30 dias será iniciado em Minas Gerais e também será implantado em outros dois estados”, destacou Thiago Somera, diretor de Supply Chain da Smart Fit.
Desde 2017, a EDP já negociou 58,9 MWp em projetos de energia fotovoltaica, sendo que 28,1 MWp já estão instalados e os outros 30,8 MWp em desenvolvimento.