Reestruturação da tarifa será alvo de P&D da Aneel

24/09/15 | São Paulo

Canal Energia

A revisão da resolução Aneel 482/2012 ainda está em discussão na agência mas a autarquia já estuda a possibilidade de se reestruturar a tarifa em decorrência da perspectiva do avanço da geração distribuída. A agência vê o cenário no qual os consumidores poderão se tornar geradores ainda longe de ser alcançado, mas quer se preparar para quando esse momento chegar.

Segundo o diretor da Aneel, André Pepitone da Nóbrega, a agência deverá lançar um projeto de P&D estratégico em parceria com a ABSOLAR para verificar as melhores práticas mundiais. Essa medida, disse ele, vem na esteira de que há uma preocupação de que em um determinado momento poderemos ter no Brasil um grande volume sendo gerado e consumido pelas unidades de consumo e assim, reduzir a demanda das distribuidoras.

“A reestruturação da tarifa por conta da GD ainda está em fase embrionária, mas temos ciência de que no mundo, lá na frente os consumidores podem ser produtores e numa situação dessas a distribuidora não terá quase venda de energia, mas ao mesmo tempo manterá os ativos da rede”, disse.

A perspectiva da Aneel é de que a revisão da 482 seja avaliada pela diretoria ao final de 2015. Atualmente o país conta com cerca de 960 conexões de micro e minigeração distribuída no país, que somam 12 MW de capacidade instalada. Segundo dados da agência, com a proposta que está em revisão, a perspectiva é de que o país possa chegar a até 702 mil conexões e 2,6 GW de capacidade instalada.