Renault e governo do Paraná inauguram garagem fotovoltaica

08/04/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Diário do Poder

Por meio da Mobilize, a montadora disponibiliza pontos de recarga de veículos elétricos no Palácio Iguaçu

A Renault, por meio da Mobilize (unidade de negócios da marca no Brasil), em parceria com o governo do Paraná, ABR Energia, Brafer e Schneider Electric, inaugura uma garagem fotovoltaica para o abastecimento de veículos 100% elétricos, utilizados por órgãos públicos do estado. O ecoposto vai fornecer energia limpa e renovável por meio da captação de energia solar.

“Não à toa o Paraná recebeu da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) um selo de estado sustentável. Temos que trabalhar para mostrar para o mundo todo que o que é produzido neste estado é feito com respeito ao meio ambiente e com inovação. Aqui ajudamos a preservar o que a natureza nos deu”, destaca Darci Piana, vice-governador do Paraná.

A garagem fotovoltaica gera energia 100% limpa de forma contínua, inclusive em dias nublados com baixa luminosidade. Ela é formada por um conjunto de 15 painéis solares, que produzem 6,75kWp de potência.

A garagem sustentável tem capacidade para produzir uma média de 740kWh/mês, alcançando 8,9MWh de energia por ano. Quantidade que cobre, por exemplo, 17 vezes o consumo elétrico das dez unidades do Zoe E-TECH que fazem parte do projeto VEM PR, lançado em 2020, para uso compartilhado dos servidores públicos do estado do Paraná.

“A geração de energia limpa e livre de emissão de CO2 para o abastecimento de veículos elétricos faz parte da estratégia da Mobilize. Queremos contribuir na transformação do estado do Paraná como referência em mobilidade sustentável no país”, destaca Ricardo Mendes, head da Mobilize no Brasil.

A Renault do Brasil já utiliza a tecnologia no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), para a recarga dos veículos elétricos da marca e para a iluminação de instalações na unidade fabril. Além disso, Fernando de Noronha conta com uma garagem fotovoltaica desde 2021, para o abastecimento dos veículos elétricos que circulam na ilha.