Área de associados Trabalhe no setor solar

Renault inaugura Garagem Fotovoltaica no Complexo Industrial Ayrton Senna

13/05/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Memória Motor

A Renault inaugura no Complexo Industrial Ayrton Senna o projeto Garagem Fotovoltaica, uma iniciativa para permitir a recarga de baterias de veículos elétricos de forma 100% sustentável e limpa. O modelo, desenvolvido em parceria com as empresas ABR Energias, BRAFER, Sistema Fiep e WEG, pode gerar 8,67 MWh/ano, quantidade que permite a recarga de até 167 baterias de diversos veículos elétricos como é o caso do novo Zoe E-Tech. Isso representa a possibilidade de rodar até 60 mil quilômetros ao ano, evitando a emissão de 1 tonelada de CO2 no meio ambiente.

“Essa é mais uma iniciativa da Renault do Brasil para reduzir a pegada de carbono, alinhada com a nova política de responsabilidade socioambiental apresentada pelo Renault Group”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

O projeto foi idealizado por alunos das Faculdades da Indústria, dentro do Renault LAB, e envolveu equipes multidisciplinares para o desenvolvimento da solução.

As premissas do projeto envolvem a captação de energia solar, permitindo o armazenamento em bateria de segunda vida ou envio do excedente em créditos para a rede, a viabilidade econômica e a neutralidade de carbono.

O desenvolvimento da Garagem Fotovoltaica, por sua vez, envolveu a construção de protótipos, a modelagem tridimensional do projeto e o cálculo de estruturas, bem como toda a arquitetura eletrônica. O projeto segue em evolução constante junto das empresas parceiras.

“A parceria da indústria com a universidade é fundamental no processo de inovação. E a Garagem Fotovoltaica é mais um resultado alcançado neste tipo de união, uma ideia eficiente, inteligente e que reforça o nosso cuidado com o meio ambiente”, afirma Antonio Fleischmann, vice-presidente de engenharia da Renault América Latina.

Carlos Valter Martins Pedro – presidente do Sistema Fiep

“Apoiar a indústria na busca por soluções inovadoras e sustentáveis, que ampliem o horizonte dos negócios e se revertam em benefícios para a sociedade, é uma prioridade para o Sistema Fiep. Estamos orgulhosos que um projeto desenvolvido em uma de nossas unidades, em parceria com importantes indústrias, esteja agora se concretizando”.

Enan Ornaghi – diretor técnico da ABR Energias

“O desenvolvimento de projetos como este da Garagem Fotovoltaica, em parceria com a Renault, que envolvam temas como eficiência energética, energia renovável, responsabilidade socioambiental e mobilidade elétrica, com o objetivo de criar aplicações práticas, são ótimas oportunidades para qualificarmos mão de obra e adquirirmos conhecimento para uma realidade que está próxima”.

Pasquale Tsingos – diretor técnico da BRAFER

“Em consonância com a Renault e demais parceiros, no desejo de um mundo mais sustentável e com a missão de projetar estruturas que sirvam para soluções em energias renováveis, a BRAFER dedicou-se nesta parceria para, literalmente, colocar de pé a estrutura suporte da Garagem Fotovoltaica. Também oferecemos os recursos para fixação de equipamentos permitindo a usabilidade ao ponto de recarga.”

Manfred Peter Johann – diretor superintendente da WEG Automação

“O fornecimento do sistema de geração solar distribuída e da estação de recarga para veículos elétricos, reforça nossa posição no desenvolvimento de soluções sustentáveis para redução das emissões de poluentes e reforça ainda mais a nossa parceria com a Renault nestas iniciativas”.

Iniciativas para a redução da pegada de carbono da Renault do Brasil

São várias as iniciativas desenvolvidas nos últimos anos na direção da mobilidade sustentável, em Fernando de Noronha, por exemplo, a Renault é parceira do programa Noronha Carbono Zero, que regulamenta a entrada e circulação de carros a combustão na ilha de Fernando de Noronha. Em parceria com a WEG e a Polo, a Renault instalou um ecoposto à base de energia solar que gera 26MWh por ano, o suficiente para cobrir o consumo elétrico de todos os veículos zero emissão da Renault que circulam na ilha, além de gerar energia para a população local.

Os primeiros carros 100% elétricos de Fernando de Noronha foram entregues pela Renault em junho de 2019 e hoje, 30 veículos Renault (Zoe, Twizy e Kangoo Z.E.) circulam pelo arquipélago, tanto para uso oficial da Administração local como por empresários locais para realizar as tarefas do dia a dia.

Em Curitiba, os funcionários do Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) têm à disposição dois Renault Zoe 100% elétricos para uso compartilhado. O carsharing é gerenciado por meio do sistema Renault Mobility, e a recarga dos veículos também é realizada por meio de um ecoposto abastecido por energia solar, instalado na sede da Fiep.

Além dessas iniciativas, a Renault também possui, desde 2014, outro conjunto de painéis fotovoltaicos no Complexo Ayrton Senna, em São Jose dos Pinhais (PR), cuja eletricidade gerada de forma 100% limpa é destinada ao abastecimento dos veículos elétricos da marca, bem como à iluminação de instalações próprias. A estrutura permite a geração de 20kwh e permite a recarga simultânea de dois veículos.

Renault Lab

Em 2019, a Renault inaugurou uma unidade do Renault Lab no Sistema Fiep da CIC (Cidade Industrial de Curitiba), no Paraná. O espaço, que faz parte do ecossistema de inovação da Renault, tem foco no desenvolvimento de tecnologias voltadas à mobilidade, com ênfase em veículos elétricos. O espaço opera conectando profissionais, empresas, investidores e universidades na busca por soluções sustentáveis para mobilidade elétrica.

Sobre a ABR Energias

A ABR Energias, desde 2012, se posiciona no mercado de energia solar fotovoltaico como parceira para o fornecimento de soluções competitivas e completas de engenharia (on-grid, off-grid e armazenamento), provendo assessoria para análise de viabilidade técnica e econômica de investimentos em geração de energia e o fornecimento completo de equipamentos e componentes dos melhores fabricantes mundiais.

Sobre a BRAFER:

Empresa paranaense que atua a 45 anos no mercado de estruturas metálicas, participando de importantes obras em nosso país e no exterior, abrangendo vários segmentos e mais recentemente, com forte atuação no nicho de estruturas para usinas e sistemas fotovoltaicos, entregando estruturas de qualidade e desempenho para diversos clientes, incluindo em seu escopo, engenharia, detalhamento, fabricação, galvanização e montagem.

Sobre o Sistema Fiep

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep, Pela Indústria em Todo o Paraná.

Sobre a WEG

Fundada em 1961, a WEG é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, atuando principalmente no setor de bens de capital com soluções em máquinas elétricas, automação e tintas, para diversos setores, incluindo infraestrutura, siderurgia, papel e celulose, petróleo e gás, mineração, entre muitos outros. A WEG se destaca em inovação pelo desenvolvimento constante de soluções para atender as grandes tendências voltadas a eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica. Com operações industriais em 12 países e presença comercial em mais de 135 países, a companhia possui mais de 30 mil colaboradores distribuídos pelo mundo. Em 2020 a WEG atingiu faturamento líquido de 17,5 bilhões, destes 56% proveniente das vendas realizadas fora do Brasil.

Sobre a Renault

Marca histórica de mobilidade e pioneira em veículos elétricos na Europa, a Renault sempre desenvolveu veículos inovadores. Com o plano estratégico “Renaulution”, a marca iniciou uma ambiciosa transformação para a geração de valor, buscando uma gama de produtos ainda mais competitiva, balanceada e eletrificada. Sua ambição é incorporar modernidade e inovação em tecnologia, energia e serviços de mobilidade na indústria automotiva.