Responsabilidade socioambiental e economia

09/10/20 | São Paulo

O Povo 

O empresário Regis Caminha investiu R$ 240 mil de recursos próprios para a instalação do sistema de energia solar no Hotel Chalé Nosso Sítio, em Pacoti, no Ceará. "Já estudava a possibilidade desde o segundo semestre do ano passado. As dificuldades causadas pela pandemia fizeram com que eu acelerasse esse processo", conta.

O processo de mudança começou em agosto e a redução do custo da energia hoje é de cerca de 80%. Regis acrescenta que, além da vantagem financeira, a medida vai ao encontro dos valores e responsabilidade socioambiental do negócio, que fica localizado em uma Área de Proteção Ambiental (APA), na Serra do Baturité

"Unimos três vertentes: impacto positivo ao meio ambiente, educação ambiental e redução de custo ", enumera, explicando que recebe grupos de estudantes no local e que o equipamento ajudará em aulas que abordem sustentabilidade e energia fotovoltaica.

"Além disso, eu tinha um pavilhão que estava sujeito às intempéries de sol e chuva. Nele, também estamos instalando os painéis solares e aproveitaremos o espaço para a venda de artesanatos e outros rendimentos indiretos".