Rio Grande do Sul é o terceiro estado brasileiro com maior potência de energia solar em telhados e pequenos terrenos

20/05/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Leouve

Neste mês de maio, de acordo com mapeamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Rio Grande do Sul está entre os três estados brasileiros com maior potência instalada de energia solar na geração própria em telhados e pequenos terrenos.

Segundo a entidade, a região possui 1,1 gigawatt (GW) em operações nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Este valor corresponde a 11,3% de toda a potência instalada de energia solar na modalidade.

Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Rio Grande do Sul mais de R$ 6,3 bilhões em investimentos, gerando mais de 35,1 mil empregos e a arrecadação de R$ 1,6 bilhão aos cofres públicos. O estado possui mais de 124,5 mil conexões operacionais, espalhadas por 497 municípios da região. Atualmente são cerca de 158,4 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.

A coordenadora estadual da ABSOLAR no Rio Grande do Sul, Mara Schwengber, comenta que o avanço da energia solar no país, via grandes usinas e pela geração própria, é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental no Brasil e ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do país, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeira vermelha na conta de luz da população.

”O estado do Rio Grande do Sul é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar. A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comenta.

O setor espera um crescimento acelerado este ano nos sistemas solares em operação no Brasil, especialmente os sistemas de geração própria solar, em decorrência do aumento nas tarifas de energia elétrica e da entrada em vigor da Lei n° 14.300/2022, que criou o marco legal da geração própria de energia.

“Trata-se, portanto do melhor momento para se investir em energia solar, justamente por conta do novo aumento já previsto na conta de luz dos brasileiros e do período de transição previsto na lei, que garante até 2045 a manutenção das regras atuais aos consumidores que instalarem um sistema solar no telhado até janeiro de 2023”, diz Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR.

Segundo Sauaia, a energia solar contribui para a sustentabilidade do país e ajuda a população e empresas a se protegerem dos fortes aumentos nas contas de luz. Ele comenta que além disso, as usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos.