Rio Solar: contribuição da energia solar para uma agricultura mais eficiente

04/08/20 | São Paulo

DCI Online 

Desde a antiguidade, nossas terras cultiváveis são irrigadas por rios e canais. Primeiramente, a agricultura demanda grandes volumes de água e complexos sistemas de bombeamento para o transporte até às áreas cultiváveis. No entanto, diesel, gás natural e eletricidade estão entre as fontes usuais de energia para essa pressurização da água e, correspondem a um dos principais custos para a produção de alimentos. Dessa forma, a energia solar está avançando para dar uma importante contribuição no tema.

O Projeto “Rio Solar”

O Departamento de Energia dos EUA investe milhões de dólares em projetos e tecnologias inovadoras que podem abrir novos caminhos para a expansão do mercado de energia solar no país. Uma dessas inovações que vale a pena nossa atenção, dada a relevância do setor agropecuário brasileiro, é o premiado projeto “Rio Solar”.

O projeto “Rio Solar” nasceu em um canal de 336 milhas no estado do Arizona que abastece as cidades de Phoenix e Tucson. A partir de lições aprendidas com instalações fotovoltaicas em grandes estacionamentos e usinas flutuantes em represas, uma nova concepção arquitetônica foi concebida para cobrir o canal com placas fotovoltaicas, que alimentarão o sistema de bombeamento.

Benefícios vão além da redução de custos

Em suma, além das economias no custo de bombeamento de água e da estabilização dos preços de pressurização da água ao longo de toda a vida útil dos painéis, os engenheiros também apontam a redução de contaminação da água e redução de evaporação com grandes benefícios adicionais.

Energia solar rural tem potencial de crescimento exponencial no Brasil

No Brasil, a energia solar distribuída já chega a mais 26.000 unidades consumidoras rurais espalhados em 3.028 municípios brasileiros. Dessa forma, a capacidade fotovoltaica dedicada a consumidores rurais já passa de 391MW instalado. Além disso, as aplicações são diversas e crescentes. A SUNWISE, empresa especializada em energia solar distribuída avalia o grande potencial de energia solar integrada com equipamentos rurais, aliada a opções facilitadas de financiamento, devem aumentar a participação da energia solar rural de forma exponencial. Por exemplo, inovações na integração da energia solar com pivôs de irrigação estão sendo amplamente difundidos em diversos estados. Em suma, o intuito é reduzir o gasto com energia elétrica e, consequentemente, aumentar a competitividade da agricultura de pequeno e médio porte.