Rio terá centro internacional de pesquisa sobre o clima

13/03/23 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Extra

Aproximar pesquisadores, compartilhar informações e desenvolver soluções para o enfrentamento dos desafios globais e regionais oriundos das mudanças climáticas são alguns dos objetivos do Climate Hub, centro de conhecimento e pesquisa que abre suas portas no Rio esta semana.

Com a chancela da Universidade de Columbia, de Nova Iorque, uma das mais prestigiadas do mundo e referência quando o assunto é o estudo do clima, a novidade funcionará dentro da estrutura do Columbia Global Center Rio, que em 2023 completa uma década no Centro da cidade, como um dos 10 braços globais da universidade americana espalhados pelo mundo.

A iniciativa conta com financiamento da prefeitura do Rio. E de acordo com o secretário da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, serão investidos US$ 3 milhões, o equivalente a pouco mais de R$ 15,5 milhões .

— O objetivo é fomentar uma pesquisa com cada vez mais qualidade e que seja capaz de orientar e influenciar a elaboração de políticas públicas que possam enfrentar os problemas decorrentes das mudanças climáticas— diz Cavaliere.

Quatro áreas de atuação

O Climate Hub será estruturado em quatro eixos. Um deles é ensino, com participação de professores da Universidade de Columbia em programas educacionais na cidade. Um segundo é de eventos, com a organização de atividades relacionadas ao estudo do clima, com temas já definidos, como transição energética, uso da terra e equidade climática. Na vertente de rede, serão concedidas pequenas bolsas internacionais para pesquisadores brasileiros e se estimulará o intercâmbio a partir das conexões globais da universidade americana, com divulgação em todo o mundo também dos trabalhos e resultados obtidos no Hub e em instituições educacionais parceiras. Por fim, no eixo de ação, serão promovidas políticas voltadas para a questão climática nas esferas local, nacional e global.

— Vamos atuar nessas quatro grandes áreas. Há uma excelência dos pesquisadores brasileiros que é reconhecida. Eles poderão aprender, mas também ensinar muito sobre mudanças climáticas de acordo com a perspectiva brasileira — afirma Thomas Trebat, diretor do Columbia Global Center Rio.

O lançamento do Climate Hub acontece amanhã, no Museu do Amanhã, na Praça Mauá. Estão previstas as participações da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, do prefeito Eduardo Paes e de Alex Halliday, reitor da Escola do Clima — a primeira do gênero no mundo — da Universidade de Columbia, entre outros.

A escolha do Rio como sede do Climate Hub tem o valor simbólico de reforçar o papel de pioneirismo da cidade e do país nas questões do clima, como a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO-92) e da Rio+20, por exemplo.

—O Brasil sempre se posicionou como uma referência global em meio ambiente, mas o país andou meio afastado dessas pautas nos últimos anos. Consideramos que o momento de darmos início ao Climate Hub é muito bom, já que o país se reinsere no debate global para reassumir a liderança nas discussões sobre política climática — acredita Thomas Trebat.