RN anuncia construção da maior usina solar fotovoltaica do estado

23/02/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Canal Solar

Governo firma parceria com empresa norueguesa para instalação do empreendimento, que deve gerar 1,2 mil empregos

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou parceria com a norueguesa Scatec para a construção da maior usina solar do estado e uma das maiores do Brasil, segundo Hugo Fonseca, coordenador de Desenvolvimento Energético da Sedec.

O projeto Mendubim, que será o maior empreendimento global da empresa na área de energia solar fotovoltaica, possui 532 MW de potência instalada e ocupará uma área de 1,2 mil hectares no município de Assu.

Com aportes de R$ 1,7 bilhão e início das obras previsto para abril, a construção vai durar 17 meses, gerando cerca de 1,2 mil empregos diretos e indiretos ao longo do período, com prioridade para contratação de mão de obra local.

O complexo Mendubim é um dos mais de 40 projetos de energia solar com contrato fechado e assinado, previstos para operar no Rio Grande do Norte até 2026, representando um investimento total de R$ 7 bilhões.

Atualmente, de acordo com o Órgão, existem dois sistemas de grande porte em funcionamento no RN, uma em Assu e outra em Areia Branca. “Na conversa eles falaram do empreendimento e da intervenção social que acompanha seus projetos. Por meio de sua assessoria, o governo apresentou reivindicações com relação à mão de obra feminina, incorporação de setores excluídos ao projeto”, disse o vice-governador Antenor Roberto.

“É um complexo que vai ter aproveitamento máximo de mão de obra local, inclusive com a capacitação que for necessária. A preocupação deles com o social, com a preservação do meio ambiente, com as questões sociais é simplesmente a melhor do mundo”, destacou Jaime Calado, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Fundada em 2007, com sede em Oslo, a Scatec está presente em 23 países. A empresa desenvolve, constrói, mantém e opera usinas solares, eólicas e hidrelétricas e soluções de armazenamento.

Em 2017, a companhia firmou parceria com a Equinor para o desenvolvimento de parques solares no Brasil. “Esperamos ser um bom vizinho”, disse Roar Haugland, diretor-executivo da Scatec.