Área de associados Trabalhe no setor solar

RS ocupa 3º lugar em energia solar

25/02/21 | São Paulo

Agrolink

Segundo recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Rio Grande do Sul acaba de ultrapassar a marca de 600 megawatts (MW) operacionais em geração distribuída a partir da fonte solar. O estado ocupa a terceira posição no ranking estadual da geração distribuída solar fotovoltaica no Brasil.

O estado gaúcho, com exatos 600,2 MW, possui atualmente 54.795 sistemas em operação, que abastecem cerca de 67.588 consumidores, espalhados por mais de 494 cidades. Ou seja, mais de 99,3% dos 497 municípios gaúchos já possuem pelo menos um sistema solar fotovoltaico em funcionamento.

Um dos destaques no Rio Grande do Sul é o município de Caxias do Sul, que lidera a geração fotovoltaica no estado com 21,8 MW operacionais e 0,5% de toda a produção nacional no Brasil nesta modalidade.

De acordo com Mara Schwengber, coordenadora estadual no Rio Grande do Sul da ABSOLAR, a região é estratégica no País para o desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica. “O estado gaúcho possui um grande potencial para a tecnologia fotovoltaica e, com a atual presença da energia solar na geração distribuída, o mercado contribui de forma significativa para o desenvolvimento sustentável e econômico de toda a região”, comenta.

Para o presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, a energia solar fotovoltaica terá função cada vez mais estratégica para o atingimento das metas de desenvolvimento socioeconômico e sustentável em todos estados brasileiros. “A tecnologia fotovoltaica é essencial para a recuperação da economia após a pandemia, sendo a fonte renovável que mais gera empregos no planeta”, conclui Sauaia.