Samae inicia estudos para geração de energia solar

02/12/21 | São Paulo

Reportagem publicada pela Rádio Caxias

A implantação de painéis fotovoltaicos está em estudos pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Inicialmente, a ideia é de que seja instalada geração de energia em cinco pontos da estrutura da autarquia. O foco é o fornecimento de eletricidade para o baixo consumo. Embora a empresa tenha equipamentos que demandam altas voltagens, a implementação de estrutura para atender esta necessidade superaria os limites permitidos. Desta forma, além de grande investimento, o Serviço de Água e Esgoto precisaria criar CNPJ somente para a geração de energia, o que está descartado. Todas estas considerações constam ao trabalho do setor de planejamento da empresa do Município, que tem nos gastos com energia elétrica o maior custo de operação.

O diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, destaca que é preciso buscar equipamentos eficientes e adequados ao investimento da companhia. Ele acrescenta que é preciso identificar os locais aptos ao recebimento dos painéis, apontando que o mapeamento deve avançar pela equipe de planejamento interno.

A escolha dos locais que podem sediar os painéis fotovoltaicos passa também por consulta à Rio Grande Energia. A RGE foi consultada sobre a capacidade das redes de transmissão e a possibilidade da utilização das redes para a aplicação da energia solar na estrutura do Samae. Esta deve ser questão preponderante para o início da formulação de processo licitatório para a construção de parques de painéis na estrutura da autarquia. Em paralelo, empresas fornecedoras também devem ser contatadas para a pesquisa de termos e especificidades do projeto. Assim, a expectativa é de que o edital para a implantação de energia solar seja lançado em 2022 pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto.