São Paulo vai zerar emissões de carbono por meio das renováveis, afirma subsecretário

25/08/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Canal Solar

Em entrevista ao Canal Solar, Eduardo Trani revela detalhes sobre o novo plano de ações climáticas que será aplicado em todo o Estado

Os efeitos do aquecimento global e a necessidade de desenvolver metas para a descarbonização do planeta tem feito governadores e prefeitos brasileiros se mobilizarem na busca por soluções sustentáveis, visando o futuro das novas gerações.

Em São Paulo, uma das alternativas encontradas foi o compromisso com o Race to Zero, um movimento das Nações Unidas para combater os efeitos climáticos e ajudar países a alcançar os objetivos fixados no Acordo de Paris.

Para conseguir atender as demandas, o governo paulista lançou o Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo “Net Zero 2050”, visando a neutralidade das emissões de gases de efeito estufa nos municípios paulistas até 2050.

O projeto foi apresentado no dia 28 de julho deste ano e traz uma série de estratégias para mobilizar investimentos no setor de energias renováveis, com foco no fomento da geração da fonte solar.

Ao todo, o programa será baseado em cinco eixos: eletrificação acelerada, combustíveis avançados, eficiência sistêmica, resiliência e soluções baseadas na natureza, e finanças verdes e inovação. O investimento total será de 5% do PIB paulista até 2050.

Em entrevista ao Canal Solar, Eduardo Trani, subsecretário estadual de Meio Ambiente, explica que o plano ainda prevê fixar novas soluções para as renováveis, visando atender metas como: restauração e preservação de florestas, controle da poluição e garantia de uma melhor qualidade do ar, valorização dos transportes sustentáveis e garantia de uma maior segurança hídrica.

Confira os principais trechos da conversa:

Canal Solar: Como foi o processo de criação do Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo?

Eduardo Trani: No começo do ano, o governador João Doria (PSDB) demonstrou sensibilidade para que nós apresentássemos a ele a possibilidade de adesão às campanhas globais, como a “Race to Zero”. Com as relações internacionais que temos, sobretudo com o Reino Unido, fomos impulsionados a esse desafio. Hoje, somos o único estado do país que aderiu ao movimento por meio da criação de um decreto.

Como o Estado pretende implantar o novo plano? Já existe algum cronograma pré-estabelecido?

O Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo é dividido em cinco planos de diretrizes e cinco linhas de ação. Faremos um plano de ações até junho do ano que vem e outro de adaptação até o final de 2022. Além disso, teremos metas para diferentes períodos: primeiro para 2030, depois para 2040 e, por fim, para 2050.

Por causa disso, decidimos oferecer à sociedade um texto base, que está em consulta pública até o dia 31 de setembro, por meio da qual a sociedade poderá nos ajudar com contribuições. No momento, estamos fazendo várias discussões setoriais com profissionais do agronegócio, agricultura, comércio, transportes e muitos outros. Essas conversas serão importantes para aprimorarmos o documento de diretrizes.

Ou seja, nesse momento, o Plano de Ações Climáticas ainda não está pronto. Correto?

Exatamente. Vamos fazer isso de forma conjunta com toda a sociedade e com todos os setores. Vamos incluir todas as contribuições nesse processo de consulta. A primeira fase se encerra em setembro para terminarmos as diretrizes. Depois, vem a segunda fase, de dezembro até março, onde aprofundaremos as metas de investimento e de mecanismos de financiamento.

O Plano possui políticas de transição energética voltadas para o setor de energia solar?

No plano de ação climática, o peso e a importância da energia solar será bastante relevante. Ainda vamos desenhar como será feita a transição energética e econômica. O fato é que precisamos fazer um Estado com maior composição de energia elétrica com base em renováveis e para isso grandes setores serão trabalhados.

Além dos biocombustíveis, focaremos nas fontes solar fotovoltaica, biomassa de cana de açúcar e biogás. São áreas que já estamos, inclusive, incentivando. A capacidade de geração da solar fotovoltaica no Estado é enorme e estamos olhando para esse componente com muita atenção. Temos que investir cada vez mais em tecnologias e inovação nessa área.

Uma das ações que vamos fazer é apoiar, por meio de nossas universidades, as linhas de pesquisas nas áreas de energia renovável (entre elas a solar), porque só vamos ser competitivos mundialmente se tivermos melhores condições e preços mais acessíveis.