Sebrae Goiás incentivará energia sustentável para micro e pequenos negócios

12/04/22 | São Paulo

O Sebrae Goiás lançou nesta terça-feira (12/4) o projeto “Ecossistema de gestão da energia”, voltado para micro e pequenos negócios como forma de ampliar a visão que se tem sobre o uso energético de forma sustentável e inovadora. Com participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, a entidade apresentou a ação. “Energia é a base para pequenos negócios. Pensar a distribuição nesses lugares é cuidar das melhores práticas de inovação”, avaliou o ministro em sua participação na palestra.

Também presente no evento e representando o Governo de Goiás, o secretário-chefe da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, disse que seu gabinete está aberto para todos os interessados em ampliar o uso de energia sustentável em Goiás e parabenizou o Sebrae pela ação. “Quero reforçar a importância que tem esse tema apresentado hoje pelo Sebrae. A gestão estadual está disposta a apoiar com incentivos, encontrando formas de alavancar esse setor”, disse Adriano.

CEO do Grupo Pacto Energia e membro do conselho de administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Pedroso também parabenizou o Sebrae pela atuação em prol de boas práticas com o uso da energia. “Já são mais de 20 anos no setor elétrico e pude aprender duas coisas: a energia mais barata é aquela que se evita e a mais cara é aquela que não se tem – como, por exemplo, o caso de um produtor de leite que perde seu produto por falta de energia”, afirmou.

Para o diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o programa é um “motivo de alegria” para a equipe da entidade no Estado. “Temos a oportunidade, com toda a equipe do Sebrae, de nos unirmos nesse tema: gestão da energia, cuidando do amanhã”, afirmou o diretor. Segundo Lima, atualmente cerca de 84% da energia gerada em Goiás vem de recursos hídricos. “Isso demonstra que temos uma grande oportunidade.”

Responsável pelo projeto, a analisa Vera de Oliveira explicou que serão identificadas inicialmente 70 micro e pequenas empresas que vão atuar com o Sebrae para o estabelecimento de um modelo que servirá aos outros empreendimentos de Goiás. “Nós precisamos agora é da participação de parceiros na consolidação dessa trilha, para abrirmos oportunidades aos pequenos negócios e trazê-los para caminhar conosco”, afirmou.