Sebrae Rio lança editais para pequenos negócios voltados para Petróleo, Gás e Energias Renováveis

09/10/20 | São Paulo

Macaé News 

A partir desta quinta-feira (1), o Sebrae Rio lança dois editais: um para o setor de óleo e gás e outro para energias renováveis. As inscrições são gratuitas e terminam no dia 15 de outubro. Os projetos terão início em novembro. Ao longo dos meses, os pequenos negócios terão a oportunidade de desenvolver estratégias voltadas para aperfeiçoamento, inovação e ampliação da competitividade. Cada edital conta com 40 vagas.

“O Rio de Janeiro é um mercado estratégico para as empresas fornecedoras petróleo, gás e energias renováveis. A localização privilegiada do Estado se torna uma grande oportunidade de negócios. As empresas que participarem dos editais vão ganhar expertises mercadológicas que serão diferenciais para a maturação do seu negócio. A nossa proposta é tornar os pequenos negócios dessas áreas cada vez mais competitivos”, destaca Maíra Campos, coordenadora de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae Rio.

Empresas do setor de petróleo e gás

A produção brasileira de petróleo e gás natural de Junho /2020 foi de aproximadamente 3,013 MMbbl/d (milhões de barris por dia) e 128 MMm3/d (milhões de m3 por dia), respectivamente, totalizando em torno de 3,821 MMboe/d (milhões de barris de óleo equivalente por dia).

Com o edital serão selecionadas 40 micro e pequenas empresas para participarem do projeto “Desenvolvimento Setorial nos Territórios – RJ Energia – Óleo e Gás”. A inscrição é gratuita e pode ser feita neste link, até 15 de outubro de 2020. O Sebrae Rio subsidia 70% do valor total do investimento. Para garantir a participação no projeto, as empresas selecionadas deverão pagar um valor único de R$ 450,00.O programa terá duração de seis meses.

Empresas do setor de energias renováveis

No Brasil, segundo Ministério de Minas e Energia -MME, cerca de 45,3% de sua energia é gerada por fontes renováveis, destacando-se a geração de eletricidade proveniente das hidrelétricas. Segundo o relatório de registro das unidades consumidoras com geração distribuída da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, observa-se um crescimento de pequenas usinas geração de energia no estado do Rio que registrou 6.308 sistemas fotovoltaicos instalados no ano de 2019, um crescimento de 290% em relação a 2018, um dos segmentos com maior crescimento no país.

Serão selecionadas 40 micro e pequenas empresas para participarem do projeto “Competitividade Setorial Energias Renováveis no Estado do Rio de Janeiro”. A inscrição é gratuita e realizada até 15 de outubro de 2020. Para se inscrever, o candidato acessar o link. O Sebrae Rio subsidia 70% do valor total do investimento e as empresas selecionadas deverão efetuar um pagamento único de R$ 300,00. O programa terá duração de cinco meses.