Segunda maior fonte do país, energia solar cresce 83% em um ano

09/03/23 | São Paulo

Reportagem publicada em Portal Metrópole Online

Desde julho do ano passado, crescimento médio da energia solar tem sido de 1 GW por mês; fonte já ultrapassou capacidade de usinas eólicas

Segunda maior fonte do país, a energia solar registrou um crescimento de mais de 83% em um ano, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar)

Entre fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023, a energia solar saltou de 14,2 gigawatts (GW) para os atuais 26 GW. Desde julho do ano passado, o crescimento médio da fonte solar tem sido de 1 GW por mês.

A marca de 26 GW de potência instalada na fonte solar fotovoltaica, somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria em telhados, fachadas e pequenos terrenos, corresponde a 11,6% da matriz energética instalada no país.

Apenas no segmento de geração própria de energia, o Brasil registra 18,1 GW de potência instalada da fonte solar, o equivalente a R$ 92,1 bilhões em investimentos para a instalação do sistema.

Energia solar no Brasil

A energia solar é uma fonte alternativa, renovável e sustentável de energia proveniente da radiação eletromagnética (luz e calor) emitida pelo sol. Esse tipo de energia pode ser utilizado de diferentes formas, por meio de aquecedores solares, usinas termossolares e painéis fotovoltaicos, por exemplo.

A energia gerada a partir de painéis solares se tornou, no início deste ano, a segunda maior fonte do país , ultrapassando a capacidade total de produção das usinas eólicas, segundo dados da Absolar e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

A energia elétrica permanece dominante no país, com mais de 50% do parque nacional. As outras fontes de matriz elétrica são usinas a gás natural, biomassa, diesel, carvão mineral e nuclear.