Setor solar brasileiro deverá ser mobilizado por meio de novas concorrências públicas em março

18/03/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Portal Solar

Em março, o setor fotovoltaico brasileiro contará com oportunidades de desenvolvimento de projetos para fornecedores e prestadores de serviço por meio de licitações de prefeituras de todo o Brasil. Com o dia 23 de março como prazo para abertura do projeto, a Prefeitura Municipal de Porto Walter, localizada no Acre, possui concorrência para instalação de sistema de geração fotovoltaica de energia elétrica. No mesmo estado, a Prefeitura Municipal de Mâncio Lima tem processo similar, mas com prazo de início das propostas para 16 de março.

A Prefeitura Municipal Riacho de Santana, situada na Bahia, procura a compra e instalação de placas fotovoltaicas para a atividade de poços tubulares, respondendo às urgências do serviço autônomo de água e esgoto (SAAE), perante o regime de menor preço global por item. O projeto deverá ser aberto no dia 16 de março.

A Prefeitura Municipal de Tuparendi, no Rio Grande do Sul, com prazo de início das propostas para 18 de março, possui licitação para a aquisição de sistema de microgeração de energia solar fotovoltaica com capacidade de 75 kW, conectado e instalado à rede.

Ainda no território gaúcho, a Prefeitura Municipal de Derrubadas divulga a abertura de licitação, do tipo menor preço global, com objetivo de contratar uma empresa para a instalação de sistemas de micro e/ou minigeração de energia solar fotovoltaica . As propostas deverão ser iniciadas até 22 de março.

A Prefeitura Municipal de Guaranésia, em Minas Gerais, conta com processo de registro de preço para adquirir luminárias fotovoltaicas para fornecimento esporádico e futuro por doze meses. O prazo de início dos projetos é 22 de março.

Segundo novo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), há pouco tempo, o território brasileiro superou 8 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica. O dado considera usinas de grandes dimensões e pequenos e médios sistemas instalados em fachadas, terrenos e telhados. Conforme a entidade, a fonte gerou mais de 240 mil empregos acumulados no Brasil desde 2012 e mais de R$ 40 bilhões em investimentos.