Sustentabilidade está presente em ações do Governo do Estado

04/10/21 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Ver Guia

O Dia da Natureza é celebrado nesta segunda-feita (04) e o Governo do Estado busca incorporar a preservação dos recursos naturais nos demais 364 dias do ano, sobretudo com ações na gestão de variados órgãos em favor da responsabilidade socioambiental.

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) executa o projeto Controle e Redução de Perdas da Companhia, que busca diminuir o desperdício de água, melhorar a qualidade do serviço prestado e garantir a regularidade de abastecimento e pressão da água.

Para tanto, são priorizadas atividades de combate à incidência de vazamentos com as novas redes e instalação de hidrômetros. Além de ser uma forma justa de cobrança na fatura, a redução do desperdício ajuda na economia do consumo.

Outra iniciativa, dessa vez conduzida pela Policlínica Metropolitana, trata-se do sistema de energia fotovoltaica da Poli, em Belém, que contribui para a conservação do meio ambiente, além de reduzir os gastos do Estado com eletricidade.

A produção do sistema com as placas instaladas no telhado do prédio permite uma economia de até 40% nas despesas de consumo da luz elétrica, e a tecnologia permite ainda que o excesso de produção se?converta em crédito junto à concessionária, aos finais de semana, quando o local não é aberto ao público. São 502 placas instaladas com capacidade de conversão de luz solar em energia renovável. Além disso, o espaço adota ainda outras medidas de sustentabilidade, como o sistema de captação da água de chuva, tratamento do esgoto gerado através da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETA).

Já o novo Centro de Controle Operacional (CCO), prédio que concentrará a operacionalização do sistema integrado de transporte, o BRT Metropolitano, atende aos critérios da certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), a mais renomada certificação no quesito construção sustentável, em todo o mundo.? Com isso, será o primeiro edifício público sustentável na Amazônia, dentro da categoria Novas Construções.

O espaço contou com investimento em placas fotovoltaicas e no ar-condicionado mais eficiente, gerando uma redução de quase 50% do consumo energético. Há ainda na edificação algumas estratégias de reaproveitamento da água da chuva e com sistema de drenagem, provocando uma contenção de 40% do recurso, que será oriundo de fontes renováveis.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) atua especificamente com a responsabilidade socioambiental e tem como missão promover a gestão ambiental integrada, compartilhada e eficiente, compatível com o desenvolvimento sustentável, assegurando a preservação, a conservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida, que se faz presente em ações como aOperação Amazônia Viva.

Oprojeto “Eco Semas”é voltado à promoção de ações de sustentabilidade, como a implantação de coleta seletiva, reaproveitamento de água da chuva, adoção de copos e canecas para os servidores e aquisição de biodigestores para tratamento adequado de resíduo orgânico, além de ações de coleta seletiva em balneários e eventos.

“Quando preservamos a natureza, preservamos a vida. Este ecoponto instalado no Arraial de Nazaré vem para aproximar ainda mais a Semas da sociedade nesse esforço de conscientização e educação ambiental. Esperamos que estes ecopontos possam se alastrar e ajudar as pessoas a desenvolver cada vez mais este hábito de descarte seletivo de resíduos, que é muito importante para a preservação do meio ambiente quanto para a geração de renda. A Semas, enquanto órgão ambiental, desempenha função institucional ambiental e social”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, Mauro O’de Almeida.

Há ainda as oficinas domésticas promovidas pelas Semas como ação integrante do programa Territórios pela Paz (TerPaz), ensinando práticas como a reciclagem de óleo usado na cozinha para ser transformado em sabão de uso caseiro, compostagem doméstica para incentivar o plantio em hortas e jardins com reciclagem de resíduos orgânicos para produção e descarte adequado dos resíduos

Processo Administrativo Eletrônico (PAE)

O Processo Administrativo Eletrônico (PAE)? é uma plataforma on-line desenvolvida pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), com o apoio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad).

A ferramenta substitui processos físicos por eletrônicos, e objetiva tanto melhorar a qualidade da administração pública, integrando diversos serviços em um único ambiente virtual, como também reduzir custos com papéis, insumos de impressão e até combustíveis. Durante o ano de 2021, até 30 de setembro, foram 3.742.072 processos digitais, superando o total feito em 2020, que teve 3.656.181 processos tramitados pela plataforma.

Para o presidente da Prodepa, Marcos Antonio Brandão da Costa, o PAE é um sistema fundamental para o Governo digital.

“Com o fluxo de processos entre todos os órgãos estaduais sendo feitos de forma instantânea e digital, é possível comprovar como a não utilização de papéis (o que tem importante valor na preservação da floresta) permite um fluxo ágil e natural, com a presença ou não dos envolvidos nos locais físicos de trabalho. Além disso, os documentos que tramitavam entre longínquos municípios no estado, impactando não só em desperdício de tempo, mas também em elevados custos de transporte e combustível, são coisas do passado na grande maioria dos casos”, pontua.