Sustentar 2017: evento na Capital reúne especialistas em energias renováveis

08/11/17 | São Paulo

Agência ALESC

Com 30 palestrantes do Brasil e do Exterior, inicia nesta quarta-feira (8), às 19 horas, a 6ª edição do Fórum de Energias Renováveis, Consumo Responsável, Cidades Inteligentes – SUSTENTAR 2017.

O evento, que segue até o dia 10 na Capital, é realizado pela Comissão de Economia, Ciências, Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa. São esperados cerca de 500 participantes.
A palestra de abertura do evento será do diretor de Sustentabilidade Organizacional  do Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto de Portugal, Gualter Crisostomo, que falará sobre "Cidades inteligentes conectadas com uso de energias renováveis".

Na sequência, o presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Lopes Sauaia, abordará o tema "Papel da energia fotovoltaica para o Brasil e Santa Catarina". A noite termina com a fala do presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Carlos Evangelista, que vai abordar "A importância da geração Distribuída paro o futuro energético brasileiro".

"É preciso discutir, fomentar e tirar os entraves que dificultam a expansão da autogeração distribuída de energia proveniente de fontes renováveis, como a solar, eólica, hídrica ou biogás. Se todas as casas do Brasil gerassem energia solar, por exemplo, o país seria capaz de suprir 2,3 vezes toda sua demanda residencial de eletricidade. E ainda criaria emprego e renda e reduziria o risco de apagões", explica o deputado Dirceu Dresch, proponente do evento e autor de projeto que isenta impostos sobre a energia elétrica produzida pelo cliente da concessionária, cujo excedente seja compartilhado na rede pública de abastecimento.

O Sustentar 2017 tem apoio do Instituto Ideal, Sebrae, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Associação Brasileira de Energia Distribuída (ABDG),  Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER)  e do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (Fotovoltaica/UFSC).

Além das palestras, haverá workshop, oficina para gestores públicos, passeio com o ônibus movido por energia solar (UFSC/WEG) e visitas técnicas a projetos de fomento e de geração de energia sustentável, como a Usina Solar Cidade Azul Engie, em Tubarão.