31/10/17 | São Paulo
De 8 a 10 de novembro a Assembleia Legislativa de Santa Catarina realiza, em Florianópolis, o Sustentar 2017 – Fórum de Energias Renováveis, Consumo Responsável, Cidades Inteligentes. Na 6ª edição, o evento contará com mais 30 palestrantes do Brasil e do exterior. A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas no site Escola do Legislativo – http://escola.alesc.sc.gov.br.
"Serão três dias de muitas atividades. O Brasil vive uma crise hídrica, que faz com que o país recorra à energia térmica, que é cara e poluente. Por isso, um dos focos do evento será debater a autogeração distribuída de energia proveniente de fontes renováveis, como a solar, eólica, hídrica ou biogás. Teremos aqui especialistas para debater o futuro das matrizes renováveis, os obstáculos legais, como a cobrança do ICMS da autogeração, financiamento e novas tecnologias. A autogeração de energia é o futuro da segurança energética no país", explica o deputado Dirceu Dresch, proponente do evento.
Realizado pela Comissão de Economia, Ciências, Tecnologia, Minas e Energia, o Sustentar 2017 tem apoio do Instituto Ideal, Sebrae, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Associação Brasileira de Energia Distribuída (ABDG), Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER) e do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (Fotovoltaica/UFSC).
Além das palestras, haverá workshop, oficina para gestores públicos, passeio com o ônibus movido por energia solar (UFSC/WEG) e visitas técnicas a projetos de fomento e de geração de energia sustentável, como a Usina Solar Cidade Azul Engie, em Tubarão.
O blecaute e o armazenamento de energia elétrica
O que é que a Bahia tem? Tem potencial solar como ninguém!
Desafios e oportunidade da energia solar no Nordeste
Energia solar: mais empregos e competitividade para a indústria
As tarifas de transmissão e o desenvolvimento da fonte solar